O Instituto Nacional do Seguro Social segue na tentativa de reduzir o número de pessoas na fila de espera para a obtenção dos benefícios. Nessa semana, a gestão administrativa do anunciou que está estruturando uma equipe de reforço cujo o objetivo é desafogar o atraso de seus serviços com um projeto de força tarefa do INSS.
Desde a aprovação da reforma da previdência, no dia 13 de novembro de 2019, o sistema do INSS está em pausa, aumentando ainda mais o número de beneficiários sem atendimento.
A situação, além de pesar financeiramente para o governo que precisará pagar pelos atrasos, também acarreta em processos jurídicos contra o instituto.
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É válido ressaltar que tais atrasos e instabilidade são pauta no INSS há anos. Desde 2018, sua gestão administrativa vem enfrentando problemas com a Dataprev (empresa pública responsável pelo sistema da previdência social).
Seria trabalho da Dataprev atualizar os dados dos beneficiários e enviar ao INSS um relatório anual com todas as informações de cadastro. Entretanto, esse processo está estagnado há dois anos, dificultando o funcionamento e liberação dos benefícios.
A documentação é utilizada como base para análises e políticas públicas na área previdenciária.
Solução proposta pelo Governo Federal: força tarefa do INSS
Visando resolver tal cenário caótico, o governo anunciou que aumentará o orçamento do instituto para que seus funcionários possam receber gratificações por tempo de serviço.
Além disso, está se analisando a possibilidade de contratar uma empresa terceirizada para finalizar o serviço da Dataprev e regularizar as filas de espera
O objetivo é acelerar o processo para que o sistema de concessão de aposentadorias seja logo ajustado.
Segundo a lei, o tempo de espera para a aprovação de um benefício deve ser de até 45 dias. Porém, há brasileiros esperando a mais de 120 dias.
Esse atraso vem acumulando ainda mais processos contra o INSS que também precisa arcar com as despesas referentes a tais ações judiciais.
No fim de 2019, o instituto anunciou a criação de um comitê desenvolvido para corrigir os erros de seus serviços de modo que pudesse reduzir o número de processos.
Entretanto, com a reforma da previdência, resultando na suspensão de seu sistema, espera-se que tais números cresçam consideravelmente.
Estas ações serão desenvolvidas em conjunto para a formação da força tarefa do INSS. O objetivo é acelerar o andamento da fila de pedidos o quanto antes. Por enquanto, os pedidos presenciais e online contando com as novas regras da previdência estão paralisados.