Na próxima segunda-feira (13), a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social de Crato (SMTDS) irá realizar o sorteio do Minha Casa Minha Vida de número 982, que será no estado do Ceará.
O programa foi criado no ano de 2009 para subsidiar a casa própria para famílias de baixa renda e oferecer condições atrativas de financiamento para as moradias populares.
Leia também: Minha Casa Minha Vida: publicada nova lei que traz mudanças ao programa
Atualmente, para ter acesso aos imóveis do programa existem duas formas: a de financiamento e a de sorteio.
A segunda modalidade é realizada para as famílias que têm renda mensal de até R$1.800. Esse grupo deve ter feito a inscrição na prefeitura ou entidade organizadora. Após isso, é preciso aguardar ser chamado.
No estado nordestino, o sorteio será realizado para as unidades habitacionais dos residenciais São Bento I e II do programa.
O evento acontecerá no dia 13 de janeiro, próxima segunda-feira, no Ginásio Poliesportivo da Universidade Regional do Cariri (Urca), e tem início previsto para às 17 horas.
Mas a população pode ficar despreocupada, pois a lista com os participantes do sorteio será divulgada na sexta-feira (10) e ficará disponível na sede da SMTDS e no site da prefeitura de Crato.
De acordo com o governo do município, cerca de 5 mil famílias realizaram cadastro no sorteio.
Em entrevista ao Diário do Nordeste, o gerente regional de Habitação da Caixa, Humberto Lopes de Sousa, explicou que após o evento é iniciado um trabalho social com os contemplados.
“A Prefeitura fará as visitas de campo para saber se ele atende aos pré-requisitos do programa”, pontuou o gerente.
A obra que será colocada para sorteio do Minha Casa Minha Vida está com cerca 70% de seu cronograma cumprido. Apesar disso, os inscritos no programa devem ficar atentos já que o governo pretende realizar algumas mudanças nos requisitos de seleção.
O novo modelo que será lançado provavelmente em 2020, pretende priorizar os municípios com até 50 mil habitantes.
Outra novidade é a distribuição de vouchers para que os beneficiários definam como será o imóvel. Serão disponibilizados três vouchers o de aquisição, de construção e de reforma, no qual o dinheiro encaminhado para o brasileiro será usado conforme o escolhido.
A ideia é que o programa libere um valor médio de R$60 mil por beneficiário. E traga mais autonomia aos contemplados.