Saque imediato do FGTS pode ser feito até março; entenda!

Os brasileiros sabem que o saldo do fundo de garantia foi liberado para saque imediato do FGTS desde setembro de 2019. Aqueles que querem retirar o dinheiro por meio da modalidade devem ficar atentos, pois o prazo acaba em março. O calendário inicial finalizou em dezembro.

Saque imediato do FGTS pode ser feito até março; entenda!
Saque imediato do FGTS pode ser feito até março; entenda!

O FGTS é um benefício de direito para todos os brasileiros que trabalham ou trabalharam com carteira assinada. A conta do FGTS é aberta pela empresa e nesta conta é depositada mensalmente 8% do valor  que é recebido pelo trabalhador.

Veja também: FGTS vai encaminhar recurso impressionante para habitação

Têm direito ao dinheiro que está disponível neste fundo, aqueles trabalhadores que trabalharam durante um ano e não foram demitidos por justa causa.

Desde 2019 foram criadas duas novas modalidades de retirada. O saque imediato do FGTS, que só pode ser feito uma única vez.

E que se o saldo da conta for de um salário mínimo pode ser retirado o valor total, já se o valor for maior que esse o trabalhador poderá sacar apenas R$500.

A outra opção, é a de saque aniversário, no qual poderá ser retirado apenas uma porcentagem do valor, anualmente, no mês do aniversário do trabalhador a partir de abril de 2020. 

Não é necessário solicitar a realização do saque imediato do FGTS, se tiver saldo o trabalhador pode ir ao banco e fazer a retirada. 

O dinheiro pode ser recebido de todas as contas, seja ela ativa, do atual emprego, ou inativa, de empregos anteriores. 

Os trabalhadores que tiverem conta poupança aberta no banco da Caixa Econômica Federal, terão o seu dinheiro depositado automaticamente. Correntistas devem autorizar o repasse. 

Já aqueles que não tiverem contas na Caixa, deverão ir até uma lotérica ou agência da Caixa Econômica, com seus documentos e realizar o saque no guichê de atendimento.

Para essa alternativa é necessário que ter em mãos o seu cartão cidadão e a sua senha. Quem não possuí, deve levar a carteira de trabalho. 

O calendário do saque imediato do FGTS já acabou, mas o trabalhador ainda pode realizar a retirada até o dia 31 de março deste ano. 

Apesar disso, o brasileiro não é obrigado a sacar o  dinheiro disponível no fundo. E se não for feito, a quantia volta para o fundo, isso sem causar prejuízo na rentabilidade do período em que ficou disponível para o saque.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!