Pente fino do INSS vai convocar milhares de pessoas na 1° fase de 2020

Neste semestre será dado início ao pente-fino do INSS, proposto pelo governo de Jair Bolsonaro, a ideia é filtrar e fazer corte nos pagamentos irregulares da Previdência Social. Nesta primeira fase de 2020 serão convocadas milhares de segurados.

Pente fino do INSS vai convocar milhares de pessoas na 1° fase de 2020
Pente fino do INSS vai convocar milhares de pessoas na 1° fase de 2020

Os segurados que recebem auxílio por incapacidade devem ficar atentos, já que serão convocados mais de 300 mil pensionistas de auxílio-doença para participar do pente fino do INSS .

Segundo um membro do alto escalão do INSS, o governo espera acelerar a revisão desses benefícios para que ela aconteça em conjunto com a força-tarefa do órgão, que consiste em analisar os pedidos que estão travados. 

Veja mais: INSS terá força tarefa para driblar crise nos benefícios

A realização dessa investigação dos benefícios por incapacidade também está sendo feita para que possa diminuir o aumento de despesas da Previdência, se a força-tarefa aumentar a concessão dos benefícios. 

Neste ano, os cortes que precisam de avaliação médica para serem mantidos podem resultar em economia de R$5 bilhões para o governo. 

Estão na mira dessa ação os Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é pago às pessoas com deficiência.

Mas eles não são prioridade, pelo menos por enquanto, já que um pente-fino do INSS realizado na gestão de Michel Temer praticamente esgotou a revisão desses benefícios. 

O jornal Agora, procurou a Secretaria de Previdência para saber mais sobre essa ação. O órgão informou que a expectativa é iniciar a filtragem já neste mês.

“O pente-fino dos benefícios por incapacidade está previsto para começar este mês. Em breve, será divulgado o cronograma de divulgação de resultados para 2020”, explicou em nota. 

Essa é uma das primeiras medidas do governo para a redução de gastos com os benefícios do INSS.

A revisão já teve diversos adiamentos no ano passado, isso por conta do Dataprev não ter concluído o sistema que permitisse realizar o cruzamento de dados das perícias com as informações fornecidas pelo INSS. 

Além disso, o governo está realizando também uma revisão nos pagamentos que possuem irregularidades. Esse processo não é limitado a uma classe de benefícios, todos estão inclusos. 

Para que o método seja rápido e eficaz, o programa oferece o pagamento de bônus para os médicos e atendentes que trabalharem fora do expediente. A fim de gratificar os profissionais que auxiliarem no pente fino do INSS.