Novo Bolsa Família é entregue à Bolsonaro com diversas modificações

Principal programa social do governo recebe projeto de reformulação para 2020. Nessa quarta-feira (8) o ministro da casa civil, Onyx Lozenzoni, informou que o presidente Jair Bolsonaro já está com o planejamento do novo Bolsa Família em mãos. Segundo o parlamentar, a proposta será analisada nas próximas semanas e deverá contar com a aprovação da Casa Civil e ministérios da Economia e Cidadania.

Novo Bolsa Família é entregue à Bolsonaro com diversas modificações
Novo Bolsa Família é entregue à Bolsonaro com diversas modificações

Entre as sugestões, foi avaliado um aumento de R$ 10 bilhões no orçamento de modo que pudesse garantir o pagamento do 13º salário dos beneficiários.

Leia também: Verba do 13° do Bolsa Família vira polêmica sobre uso do dinheiro público

O valor previsto para 2020 é de R$ 29,3 bilhões. Entretanto, segundo a equipe econômica do governo federal, não haverá recurso o suficiente para a liberação da parcela extra.

Além disso, haverá a possibilidade também do lançamento de uma nova modalidade. O programa pode passar a beneficiar jovens que trabalham e estudam por meio de programas de qualificação.

“Queremos fazer a ampliação do programa, construir portas de saída. Vamos apresentar a qualificação dos ‘nem-nem’. São milhões de jovens no Brasil que não trabalham e nem estudam”, afirmou o chefe da Casa Civil.

O ministro ainda falou sobre a necessidade de investir na educação funcional, um método que possa realmente qualificar os jovens. E relembrou o índice que aponta 40% das pessoas formadas no 9° ano do ensino fundamental como analfabetos.

Para 2020, o novo Bolsa Família deverá ser dividido em três partes:

  • Benefício cidadania – destinado às famílias de baixa renda;
  • Primeira infância – contemplará crianças de até três anos;
  • Jovens – ofertado para crianças e adolescentes de até 21 anos.

“O Ministério da Educação trabalha com esse foco, o que significa prover creche, maternal, jardim e pré-escola, crianças de zero até 5 anos e 11 meses. Estamos trabalhando também para dar um suporte maior ao Criança Feliz”, declarou Onyx.

A reformulação para trazer um novo Bolsa Família faz parte da estratégia do presidente Jair Bolsonaro de se aproximar dos eleitores em situação de vulnerabilidade social. Segundo as pesquisas, as intenções de voto do parlamentar é baixa para com este grupo.

Desde o início de seu mandado, Bolsonaro vem reforçando ações que têm como objetivo fornecer assistência financeira para os cadastrados no Bolsa Família.

No fim de 2019, aprovou o pagamento do 13º, essa foi a primeira vez em que os beneficiários puderam ser contemplados com uma quantia extra.

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.