O governo do estado do Rio Grande do Sul conquista número surpreendente no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA RS 2020. De acordo com dados divulgados, foram 972.348 mil contribuintes que realizaram o pagamento antes da virada do ano.
De acordo com os dados preliminares da Receita Estadual, a entrada significativa de dinheiro aos cofres do estado representou uma arrecadação bruta de R$ 886,9 milhões até 30 de dezembro de 2019.
Leia também: Cálculo do IPVA 2020: como saber quanto custa seu imposto?
Mas, seguindo regras estaduais, o valor é repartido automaticamente. Divisão estabelece 50% para o Estado e 50% para o município do licenciamento do veículo. Em números totais, no Rio Grande do Sul, 3.762.727 veículos recolhem o IPVA RS 2020.
O pagamento em cota única realizado de forma adiantada pelo contribuinte oferece descontos no valor total. Para este ano, a redução máxima oferecida foi de 22,4%.
Mas para obter, era preciso que o contribuinte somasse as vantagens dos programas do Bom Motorista e do Bom Cidadão, além de 3% de desconto pela antecipação.
Ainda foram oferecidos aos condutores que não receberam multas nos últimos três anos a redução em 15%. Já para aquele que não foram multados há dois anos, o índice é de 10%, e quem ficou um ano sem infrações tem abatimento de 5%.
Mas para os que não se enquadram em nenhum destes perfis, o governo do estado ofereceu o valor de 3% de desconto sobre a dívida total.
Ainda há descontos no IPVA RS 2020 quando o condutor escolhe parcelar o benefício, sendo os descontos de 3% para a primeira parcela, 2% para a segunda e 1% para a terceira. Valor total pode ser parcelado em até três vezes.
Mas a primeira parcela deverá ser paga até o dia 31 de janeiro. As demais devem ser quitadas, a segunda em fevereiro, até o dia 28; e março, até o dia 31.
Para consultar os valores e emitir os boletos de pagamento, os interessados devem acessar o site do Imposto. Ainda é possível realizar os mesmos procedimentos através do aplicativo disponível para dispositivos Android e iOS.
O pagamento do IPVA RS 2020 deve ser realizado diretamente nos sistemas online ou presencialmente nos bancos credenciados: Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Banco do Brasil (somente para clientes) e agências lotéricas da Caixa.
Além de levar o boleto, o contribuinte pode realizar o pagamento apenas apresentando o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou informar a placa e o Renavam do veículo.