IPVA RJ 2020: boletos serão liberados nesta sexta-feira

Na sexta-feira (10), os proprietários de veículos registrados no Rio de Janeiro, poderão realizar a impressão da guia de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA RJ 2020. 

IPVA RJ 2020: boletos serão liberados nesta sexta-feira
IPVA RJ 2020: boletos serão liberados nesta sexta-feira

O IPVA é um imposto estadual e os valores a serem cobrados variam de acordo com a tabela Fipe e as alíquotas de cobrança vigentes para o estado. 

Os cariocas podem imprimir a guia referente ao IPVA RJ 2020, no site da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio ou no site do Banco do Bradesco

Leia também: IPTU, IPVA e dívidas do início de ano: como não ficar endividado?

No portal, para acessar o tributo é preciso informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), no momento da impressão o motorista poderá escolher a forma de pagamento.

Aqueles que optarem pelo pagamento em cota única, terão o desconto de 3% sobre o valor do IPVA RJ 2020. Já aqueles que quiserem podem parcelar o tributo em até três vezes.

O calendário de pagamento é definido de acordo com o número final das placas dos veículos. A primeira data de vencimento do calendário será no dia 21, para os carros com final da placa zero. 

Calendário IPVA RJ 2020

Neste ano, o imposto será em média 3,26% mais barato que no ano passado. O estado do Rio de Janeiro é o único que permite os seus motoristas de realizarem o licenciamento do veículo, mesmo sem realizar o pagamento do IPVA. 

Apesar disso alguns veículos como os de carga, de transporte escolar, de transporte coletivo de passageiros e rodoviários de passageiros (vans, ônibus e micro-ônibus), só podem ser licenciados após passarem pela vistoria veicular.

Ainda assim, o IPVA é um tributo de caráter obrigatório e todos devem quitar a quantia dentro do prazo. A fim de evitar multas e juros sobre o valor original.

Do total recolhido pelo estado, 50% encaminhado ao governo estadual e outros 50% são revertidos para o município que o transporte foi emplacado.

O dinheiro deve servir como fonte para custear os serviços públicos, exemplo: educação, saúde, segurança, saneamento e etc.