Calendário IPVA SP 2020 começa nesta quinta-feira

Motoristas de São Paulo começarão a prestar conta do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) nesta quinta-feira (9). O primeiro vencimento do calendário IPVA SP 2020 será para os veículos que tenham a numeração final da placa 1 e optarem pela cota única. A modalidade garantirá o desconto de 3% e deverá ser quitada até às 17h.

Calendário IPVA SP 2020 começa nesta quinta-feira
Calendário IPVA SP 2020 começa nesta quinta-feira

Na sequência, serão chamados os veículos com numeração 2 e assim sucessivamente. Quem não puder encerrar o tributo de uma única vez, poderá parcela-lo em até três vezes. As datas de vencimento estão marcadas para os meses de março, junho e setembro.

Leia também: IPTU, IPVA e dívidas do início de ano: como não ficar endividado?

Calendário IPVA SP 2020:

Mês Janeiro Fevereiro Março
Parcela Primeira parcela ou cota única com desconto Segunda parcela ou cota única sem desconto Terceira parcela
Placa Dia de vencimento Dia de vencimento Dia do vencimento
Final 1 9 de janeiro 11 de fevereiro 11 de março
Final 2 10 de janeiro 12 de fevereiro 12 de março
Final 3 13 de janeiro 13 de fevereiro 13 de março
Final 4 14 de janeiro 14 de fevereiro 16 de março
Final 5 15 de janeiro 17 de fevereiro 17 de março
Final 6 16 de janeiro 18 de fevereiro 18 de março
Final 7 17 de janeiro 19 de fevereiro 19 de março
Final 8 20 de janeiro 20 de fevereiro 20 de março
Final 9 21 de janeiro 21 de fevereiro 21 de março
Final 0 22 de janeiro 24 de fevereiro 24 de março

 

Valor do IPVA

Os valores irão variar de acordo com o tipo de cada veículo e suas alíquotas. Esse ano, a secretaria da fazenda informou que o estado contará com um reajuste de 3,54% mais barato na cobrança do IPVA.

O cálculo final leva em consideração o valor de venda do veículo, feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), multiplicado pela alíquotas definidas pelo estado.

Multa por atraso

Aqueles que atrasarem o pagamento precisarão pagar uma multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Após 60 dias, o percentual será de 20% do valor do imposto.

Além disso, o não pagamento impede a emissão da documentação de registro do automóvel, fazendo com que o mesmo não possa circular.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.