Calendário IPVA SP 2020 começa nesta quinta-feira

Motoristas de São Paulo começarão a prestar conta do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) nesta quinta-feira (9). O primeiro vencimento do calendário IPVA SP 2020 será para os veículos que tenham a numeração final da placa 1 e optarem pela cota única. A modalidade garantirá o desconto de 3% e deverá ser quitada até às 17h.

Calendário IPVA SP 2020 começa nesta quinta-feira
Calendário IPVA SP 2020 começa nesta quinta-feira

Na sequência, serão chamados os veículos com numeração 2 e assim sucessivamente. Quem não puder encerrar o tributo de uma única vez, poderá parcela-lo em até três vezes. As datas de vencimento estão marcadas para os meses de março, junho e setembro.

Leia também: IPTU, IPVA e dívidas do início de ano: como não ficar endividado?

Calendário IPVA SP 2020:

Mês Janeiro Fevereiro Março
Parcela Primeira parcela ou cota única com desconto Segunda parcela ou cota única sem desconto Terceira parcela
Placa Dia de vencimento Dia de vencimento Dia do vencimento
Final 1 9 de janeiro 11 de fevereiro 11 de março
Final 2 10 de janeiro 12 de fevereiro 12 de março
Final 3 13 de janeiro 13 de fevereiro 13 de março
Final 4 14 de janeiro 14 de fevereiro 16 de março
Final 5 15 de janeiro 17 de fevereiro 17 de março
Final 6 16 de janeiro 18 de fevereiro 18 de março
Final 7 17 de janeiro 19 de fevereiro 19 de março
Final 8 20 de janeiro 20 de fevereiro 20 de março
Final 9 21 de janeiro 21 de fevereiro 21 de março
Final 0 22 de janeiro 24 de fevereiro 24 de março

 

Valor do IPVA

Os valores irão variar de acordo com o tipo de cada veículo e suas alíquotas. Esse ano, a secretaria da fazenda informou que o estado contará com um reajuste de 3,54% mais barato na cobrança do IPVA.

O cálculo final leva em consideração o valor de venda do veículo, feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), multiplicado pela alíquotas definidas pelo estado.

Multa por atraso

Aqueles que atrasarem o pagamento precisarão pagar uma multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Após 60 dias, o percentual será de 20% do valor do imposto.

Além disso, o não pagamento impede a emissão da documentação de registro do automóvel, fazendo com que o mesmo não possa circular.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.