Lote residual do IRPF: como consultar se tem direito ao pagamento?

Hoje (8), a Receita Federal abre as consultas para o lote residual do IRPF. Referente a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física das regularizações feitas entre os anos de 2008 a 2019. Porém, muitos não sabem como realizar a consulta para saber se têm direito. Entenda aqui!

Lote residual do IRPF: como consultar se tem direito ao pagamento?
Lote residual do IRPF: como consultar se tem direito ao pagamento?

Os contribuintes que ficaram interessados no pagamento da restituição poderão consultar no site da Receita Federal uma lista com os nomes dos beneficiados. Essa consulta pode ser feita pelo Receitafone, para isso é só ligar no número 146. 

Leia também: Receita Federal anuncia mudanças para compras internacionais

Há também o aplicativo da Receita para pessoa física, com acesso em tablets e smartphones, nos quais o usuário pode fazer o acompanhamento das restituições e ter acesso a todas as informações.

Este lote residual do IRPF é referente ao Imposto de Renda de 2008 a 2019, dos contribuintes que tinham caído na malha fina da Receita e foram regularizados. 

Ao todo serão 185.891 titulares que receberão o crédito em suas contas, para isso a Receita irá desembolsar R$725 milhões em restituições. 

De acordo com o órgão, nesse lote será estão 8.010 idosos acima de 80 anos, 36.161 entre 60 a 79 anos, 4.412 possuem alguma deficiência física, mental ou doença grave e 9.387 tem no magistério a sua maior fonte de renda. 

O dinheiro deve ser depositado no dia 15 de janeiro, a conta bancária que cairá o valor é a que o contribuinte indicou em sua declaração. 

O valor depositado será corrigido pela taxa básica de juros, Selic, que foi acumulada entre a entrega da declaração até agora.

Porém depois de cair na conta esse saldo não recebe mais nenhum acréscimo. Os percentuais variam, para as declarações de 2019, por exemplo, serão de 4,77%. Já para as declarações que foram entregues em 2008, o percentual é de 113,05%.  

Caso tenha direito ao lote residual do IRPF, mas o valor não caiu na conta, é preciso procurar uma agência do Banco do Brasil ou ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para ter acesso ao pagamento.

O valor ficará disponível para saque pelo período de um ano. Caso o beneficiário não resgate neste prazo, ele deverá solicitar novamente pelo site. 

Para isso basta ir em “formulário eletrônico” e depois em “pedido de pagamento de restituição” ou no e-CAC, em “extrato do processamento da DIRPF”.