IPVA SC 2020: primeiro pagamento acontece nesta semana

Os proprietários de veículos no estado de Santa Catarina (SC) precisam ficar atentos, pois o pagamento da primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA SC 2020) deve acontecer nesta semana. 

IPVA SC 2020: primeiro pagamento acontece nesta semana
IPVA SC 2020: primeiro pagamento acontece nesta semana

Os motoristas que têm os veículos com final da placa número 1 e que optaram por realizar o pagamento do imposto em três vezes, deverão quitar a primeira parcela até essa sexta-feira (10). 

Leia também: IPVA SC 2020 mais barato e vantajoso; veja!

As outras duas parcelas, irão vencem no dia 10 dos próximos meses, ou seja, fevereiro e março. 

Para aqueles que optaram por pagar o IPVA SC 2020 em cota única, têm até o dia 31 para quitar o tributo. 

O calendário de pagamento define as datas pelos finais das placas dos veículos. Veja abaixo o que foi definido para este ano.

Calendário IPVA SC 2020

Neste ano, os catarinenses irão pagar, em média 2,4% a menos no IPVA em relação ao ano passado. Em Santa Catarina, as alíquotas varia em torno de 1% a 2% sobre o valor venal do veículo. 

O percentual de 2% é cobrado para os veículos de passeio, utilitários e motor-casa, nacionais ou estrangeiros.

Já o 1% é para veículos de duas ou três rodas e os de transporte de carga ou passageiros (coletivos), nacionais ou estrangeiros; veículos destinados à locação, de propriedade de locadoras de veículos ou por elas arrendados mediante contrato de arrendamento mercantil.

O estado pretende arrecadar R$2,1 bilhões com o IPVA Santa Catarina 2020. Vale lembrar que o imposto é estadual e os valores a serem cobrados variam de acordo com a tabela Fipe.

Por conta disso, os valores podem variar de um estado para o outro. Ao não realizar esse pagamento o motorista não pode licenciar o seu carro. Além disso, corre o risco de ter o carro apreendido, caso seja parado por autoridades que podem apontar o não quitamento da dívida. 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!