No Brasil, dólar tem alta impressionante pós tensão entre EUA e Irã

Conflito entre os Estados Unidos e o Irã segue desestabilizando a economia mundial. Nessa segunda-feira (6), o dólar apresentou mais um índice de elevação, subindo 0,15%, vendida a R$ 4,0620. Segundo os especialistas financeiros, o clima de tensão entre os dois países deverá aumentar ainda mais o valor da moeda.

No Brasil, dólar tem alta impressionante pós tensão entre EUA e Irã
No Brasil, dólar tem alta impressionante pós tensão entre EUA e Irã

Na sexta-feira (3), dia em que foi morto um importante general iraquiano após bombardeio autorizado pelo presidente dos Estados Unidos, o dólar subiu 0,82%, sendo vendido a R$ 4,0560.

Leia também: Alta do petróleo: Bolsonaro fala sobre a contenção do combustível em cenário polêmico

Até então, a parcial mensal registrou uma alta de 1,30%, porém a previsão seguirá de acréscimos.

Além das mudanças do dólar para o país, o preço dos combustíveis também passarão por reajustes. A elevação ocorrerá porque Donald Trump, presidente dos EUA, ameaçou os iraquianos caso eles obrigassem as tropas americanas a saírem do país.

É válido ressaltar que o Iraque é o segundo maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), o que justifica o aumento do combustível tendo em vista sua reação contraria.

“Hoje ainda há um pouco de cautela. O mercado quer ver se essa nova tensão política no Oriente Médio vai durar ou não. No entanto, já era esperado que o Irã fosse tomar medidas e não ia baixar a cabeça para os EUA. Por isso não estamos vendo uma deterioração tão ampla do real como houve na sexta-feira”, alegou Cleber Machado, operador da Commcor.

Questionado pelos jornalistas sobre as medidas que tomaria para impedir o impacto financeiro do conflito no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro informou que, por enquanto, não tomará nenhuma decisão.

Segundo o parlamentar, sua equipe não irá interferir na briga, mas está acompanhando seriamente para evitar desgastes na Petrobras. Bolsonaro reforçou que sua maior preocupação é com a elevação do combustível, evitando que a empresa brasileira passe por mais uma crise.

“Eu reconheço que o preço está alto na bomba. Graças a Deus, pelo que parece, a questão lá, o impacto não foi grande. Foi 5% e passou para 3,5%. Não sei quanto está hoje a diferença em relação ao dia do ataque. Mas a tendência é estabilizar”, afirmou.

Segundo os analistas financeiros, o conflito influenciará também na elevação da inflação que pela nona semana seguida vem crescendo de 4,04% para 4,13%. Para 2020, a expectativa é de uma redução de 3,61% para 3,60%.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.