Alta do petróleo: Bolsonaro fala sobre a contenção do combustível em cenário polêmico

A briga entre os Estados Unidos e o Irã poderá pesar no bolso dos brasileiros por conta da expectativa pela alta do petróleo. Nessa sexta-feira (3), o presidente Jair Bolsonaro concedeu uma entrevista falando sobre o cenários de instabilidade e as medidas que irá tomar para conter o preço do combustível no território nacional.

Alta do petróleo: Bolsonaro fala sobre a contenção do combustível em cenário polêmico
Alta do petróleo: Bolsonaro fala sobre a contenção do combustível em cenário polêmico

Saindo do hospital onde visitava sua esposa, Michelle Bolsonaro, o presidente conversou com alguns jornalistas a respeito da crise entre os dois países e como o Brasil irá se portar mediante a situação.

Veja também: Valor do etanol no RS surpreende em pesquisa com índice recorde

Segundo ele, o conflito não será intermediado pelo governo brasileiro, que seguirá apenas acompanhando o caso. Ao ser questionado sobre o aumento no preço dos combustíveis, ocasionados pela briga, Bolsonaro informou que deverá tomar uma medida de contenção.

“Eu converso com o almirante Bento [ministro de Minas e Energia], com o presidente da Petrobras e com o Paulo Guedes [ministro da Economia] e nós temos uma linha de não interferir, mas acompanhar e buscar soluções.”

Com o aumento da tensão entre os EUA e o Irá, a alta do petróleo fechou com crescimento de 3,6%, ficando por US$ 68,60. Um dos jornalistas presentes o questionou: “Presidente, e se o preço do petróleo não parar?”.

Em resposta, Bolsonaro afirmou que será preciso tomar uma providência. “Se? Você começa com ‘se’. ‘Se’, tem que tomar providência. A Petrobras está se recuperando do que sofreu nos últimos anos, em especial no governo do PT”, alertou.

Ao ser questionado sobre quais ações faria para resolver a elevação do preço, o parlamentar ressaltou a importância da participação dos governadores estaduais.

Exemplificando que um aumento de 20% no preço do combustível também afeta o crescimento do imposto ICMS, e que a ajuda do governadores seria necessária. Já que, segundo alertou o presidente, “Quando você mexe em combustível, toda nossa economia é afetada”.

Agenda de resoluções

Ainda de acordo com o presidente, na próxima semana será realizada uma reunião com sua equipe.

A pauta em debate será o conflito entre os países e as formas de conter o preço do petróleo. Bolsonaro reforçou que não se pode deixar a Petrobras enfrentar uma nova crise e que por isso precisa de uma ação imediata.

“A coisa que mais nos preocupa é uma possível alta do petróleo, que está em torno de 5% no momento. Conversei com o presidente da Petrobras e a exemplo do que aconteceu na Arábia Saudita, no ataque de drones, que em poucos dias voltou à normalidade, a gente espera que aconteça agora também”, afirmou.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.