IPVA SP 2020 com valor menor deve ser pago até esta semana

Os motoristas de São Paulo devem ficar atentos. O prazo para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA SP 2020) com desconto se encerra nesta semana. A cota única deverá ser quitada até o dia 9 de janeiro, para aqueles com a numeração final da placa 1, que contarão com um desconto de 3% no valor total.

IPVA SP 2020 com valor menor deve ser pago até esta semana
IPVA SP 2020 com valor menor deve ser pago até esta semana

Já as demais datas irão variar de acordo com o último número e poderão ser parceladas em até três vezes sem juros.

Leia também: IPVA SP 2020: guia de pagamento não vai chegar em casa; saiba onde emitir

Os pagamentos terão início a partir de fevereiro e deverão cumprir o calendário abaixo:

Tabela do IPVA SP 2020:

Automóveis, Caminhonetes, Ônibus, Micro-ônibus, Motos e similares
Mês Janeiro Fevereiro Março
Parcela 1ª Parcela ou Cota Única COM Desconto 2ª Parcela ou Cota Única SEM Desconto 3ª Parcela
Placa Dia do Vencimento Dia do Vencimento Dia do Vencimento
Final 1 9/1 11/2 11/3
Final 2 10/1 12/2 12/3
Final 3 13/1 13/2 13/3
Final 4 14/1 14/2 16/3
Final 5 15/1 17/2 17/3
Final 6 16/1 18/2 18/3
Final 7 17/1 19/2 19/3
Final 8 20/1 20/2 20/3
Final 9 21/1 21/2 23/3
Final 0 22/1 24/2 24/3

 

Os especialistas alertam para que aqueles que estão com dívidas não se precipitem ao optar pela parcela única.

Segundo eles, é preciso levar em consideração os demais gastos do mês e analisar se o pagamento total não irá descobrir outras despesas.

Porém, para quem estiver com dinheiro em conta, pagar o valor ainda em janeiro será uma ótima oportunidade para se livrar do tributo e começar o ano com menos uma pendência financeira.

Valor IPVA 2020

Os valores variam de acordo com o tipo do carro, levando em consideração as alíquotas e valor venal (preço de venda no mercado) dos mesmos. Em 2020, as alíquotas do estado são de:

  • Automóveis: Sobre o valor da venda do veículo, 4%;
  • Caminhões: Sobre o valor da venda do veículo, 1,5%;
  • Motor-casa : Sobre o valor da venda do veículo, 4%;
  • Motos Similares: Sobre o valor da venda do veículo, 2%;
  • Camionetas e utilitários: Sobre o valor da venda do veículo, 2%;
  • Ônibus e Micro-ônibus: Sobre o valor da venda do veículo, 2%;
  • Veículos com mais de 15 anos são isentos.

Essa informação é usada como referência para o cálculo do imposto. Multiplicando o valor de mercado do automóvel, baseado nas informações da tabela FIPE, pela alíquota de referência.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.