Revisão de benefícios do INSS precisa ser feita o quanto antes

Pedir a revisão de benefícios do INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, é uma ação que deve ser realizada com antecedência. O Instituto orienta que aposentados e pensionistas que desejam acionar de forma administrativa ou na Justiça a modificação do benefício deve ser feito em até 10 anos após a concessão do mesmo.

Revisão de benefícios do INSS: precisa ser feita o quanto antes
Revisão de benefícios do INSS: precisa ser feita o quanto antes

Portanto, o Instituto orienta que o prazo começa a contar a partir do primeiro dia do mês de recebimento do benefício. Sendo assim, os que receberam pela primeira vez a aposentadoria em janeiro de 2010, têm até este mês para solicitar a revisão.

Leia também: Reforma da Previdência ainda pode ser alterada no Congresso; veja!

Ainda está sob orientações solicitar a revisão de benefícios do INSS, assim que possível, a cada cinco anos. A estratégia evita a perca de diretos e de dinheiro frente às diferenças mais antigas. Uma das vantagens é a garantia dos valores devidos dede o pagamento do primeiro benefício.

Este método, chamado de prescrição, prevê que os direitos de recebimento das diferenças sejam concedidos em até cinco anos antes da solicitação.

Outro ponto a ser observado é que antes de recorrer à Justiça, o aposentado deve formalizar o seu pendido ao INSS. Desta forma, não haverá problemas.

A solicitação poderá ser feita presencialmente na agência, pela internet, no site do Meu INSS ou por telefone na Central 135. Os documento estão disponíveis também na internet e podem ser enviados por este meio.

Existe ainda casos no qual a Justiça dá o direito de que aposentados com benefícios mais antigos peçam também a revisão. Mas, nessas situações a autorização são para correções atreladas as falhas de cálculo, a exemplo da correção do teto.

Ainda é considerado exceção quando o profissional consegue comprovar a falta de capacidade de apresentar determinada documentação que pudesse auxiliar no aumento do seu benefício.

Desta forma, especialistas orientam que não é interessante deixar a solicitação para última hora. Ainda existem outros pontos que devem ser observado, incluindo revisões da vida toda, além de incluir período trabalhados ou corrigir valores de salários.

Trabalho na infância e tempo especial também tem pontos que devem ser observados na hora de solicitar.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!