IPVA 2020 RJ: Fluminenses tem opções de pagamentos diferenciadas; confira

No inicio do ano, os brasileiros devem pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o valor e as formas de pagamento são definidas por cada estado de forma independente. Conheça como pode ser feito o pagamento do IPVA 2020 RJ. 

IPVA 2020 RJ: conheça formas de pagamento
IPVA 2020 RJ: conheça formas de pagamento

Os valores a serem cobrados variam de acordo com a tabela feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, mais conhecida como tabela Fipe, que leva em consideração algumas características dos veículos para determinar seu valor de mercado.

Leia também: IPVA: Valor para pagamento 2020 impressiona contribuintes no ES

No Rio de Janeiro, os contribuintes que realizarem o pagamento do tributo em cota única terão direito a 3% de desconto.

Outra forma de pagamento é o parcelamento do imposto em até três vezes, em parcelas iguais e sucessivas. 

O calendário do IPVA 2020 RJ vai iniciar em 21 de janeiro, data em que vence a cota única e a primeira parcela. O término acontecerá no mês de abril.

As datas de vencimento seguem o número final das placas que se inicia no 0 e termina no número 9.

Neste ano o imposto teve uma redução de 3,26% comparado a 2019. Já para os automóveis, a redução será de 3,60% e para as motos o tributo caiu em 2,06%.

Os cariocas podem realizar o licenciamento do veículo, mesmo sem realizar o pagamento do IPVA.

Porém, os veículos de carga, de transporte escolar, de transporte coletivo de passageiros e rodoviários de passageiros (vans, ônibus e micro-ônibus), só podem ser licenciados após passarem pela vistoria veicular.

Durante a vistoria da Operação Detran Seguro os agentes avaliam somente alguns itens como os pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol, comandos de seta e aferição de gases poluentes.

Caso seja identificada alguma irregularidade, o veículo não será apreendido se tiver segurança para circular, mas o certificado de licenciamento anual será recolhido. O proprietário receberá um recibo, assinalando a entrega do CRLV, e terá entre três e sete dias úteis para se apresentar ao Detran regularizado e reaver o documento.