Como consultar o IPVA 2020 na internet; guia para saber valor e data!

O mês de janeiro chegou e com ele a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Todos os estados brasileiros passarão a exigir o pagamento do tributo mediante seus calendários. As datas variam de acordo com cada região, porém os proprietários podem fazer a consulta IPVA 2020 na internet.

Consulta IPVA 2020 na internet: como fazer?
Consulta IPVA 2020 na internet: como fazer?

Apesar de funcionar de acordo com o que determina cada governo estadual, os carnês de pagamento do IPVA estão todos disponibilizados nos sites do Detran. Entretanto, é preciso acessar o portal da sua região, caso deseje fazer a consulta.

Leia também: IPVA 2020: Pagamentos começaram e você deve atentar para as datas

Online, você poderá conferir as datas e quantidades de cada parcela e terá a possibilidade de imprimir a guia de pagamento de forma automática. Para poder ter acesso não é necessário criar um cadastro.

Passo a passo consulta IPVA 2020

O exemplo para emitir o imposto e fazer a consulta IPVA 2020 será do estado de Pernambuco.

DETRAN PE

Ao abrir o portal, você tem a opção de fornecer a placa do veículo e automaticamente será informado sobre todos os débitos, multas e boletos em aberto.

Outra opção é selecionar a aba ‘como fazer’. Nela você precisa ir até a coluna ‘veículos’ e clicar em ‘licenciamento ipva’.

Na sequência, selecione a opção extrato de débitos e ao informar o número do Renavan terá acesso aos boletos.

Vale ressaltar que cada portal do Detran funciona de uma forma, mas todos, de modo geral, consistem na opção de serviços – imposto ipva – extrato de pagamento.

Cobranças e descontos

Os programas de descontos no tributo também vão variar de acordo com cada região. Há estados, como Minas Gerais, que estão oferecendo até 9% de desconto. Normalmente, a grande maioria gratifica os motoristas que optarem pela parcela única.

Já no caso daqueles que desejarem pagar o imposto em até três vezes, não necessariamente haverá reajustes.

Em Minas, na segunda parcela será possível uma isenção de 5%, caso os motoristas tenham pago os dois últimos IPVA dentro do prazo estipulado.

Além disso, há também programas de pontos como o Bom Pagador, que permite reajustes através da utilização do CPF em notas fiscais. Para ter acesso, basta acessar o site e informar a numeração das notinhas.

Ao calcular os pontos, é possível saber quanto será descontado. Os valores também variam por estado.

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile