Benefícios do INSS para 2020: o que muda para esse novo ano?

Novo ano e também novos valores e regras de funcionamento no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A partir deste mês, os assegurados precisarão encarar as regras aprovadas pela reforma da previdência, que influenciará diretamente na liberação dos benefícios do INSS. Além disso, a mudança do salário mínimo modificará os valores dos mesmos.

Benefícios do INSS para 2020: o que muda para esse novo ano?
Benefícios do INSS para 2020: o que muda para esse novo ano?

Aprovado pelo presidente Jair Bolsonaro, o novo salário mínimo é de R$ 1.039 e será aplicado para poder definir o piso das aposentadorias. Agora, obrigatoriamente, eles deverão ter o mesmo valor.

Leia também: Pensionistas do INSS podem usar recurso contra oferta de consignado

Em demais benefícios do INSS, como pensões, maternidade, doença, entre outros, os depósitos com o salário corrigido deverão ser feitos a partir do dia 27 de janeiro.

Todos os pagamentos passarão por reajustes e os valores variam de acordo com as condições de cada modalidade.

Pedido dos benefícios do INSS

Outra mudança será na forma de pedir o benefício, agora os registros serão solicitados via aplicativo do INSS que já está disponível para todos os cadastrados. Ao todo, os 96 serviços deverão ser solicitados de forma digital ou por ligação no 135.

Para 2020, o instituto está passando por diversas reformulações tecnológicas que segundo o presidente, Renato Vieira, terá como objetivo otimizar e agilizar o atendimento e liberação de pagamento.

Revisão da vida toda

No caso da revisão da vida toda, as mudanças estão associadas ao valor liberado pelo INSS. Os trabalhadores poderão solicitar uma revisão com base nos salários de contribuição anteriores a 1994, tendo um acréscimo na aposentadoria.

Têm acesso ao benefício aqueles que prestarem serviço no tempo citado. Entretanto, o prazo máximo de solicitação é de até 10 anos após dar entrada na aposentadoria.

Isso significa que os trabalhadores que se aposentaram no ano 2000 já não podem mais solicitar o recurso. O pagamento poderá ser até seis vezes maior, caso a revisão seja aprovada.

Piso e teto

Por fim, houve mudanças também no teto da previdência, que agora será de $ 6.032,73. Em 2019, o pagamento máximo foi de R$ 5.839,45, porém com a aprovação da proposta de Orçamento para 2020, o valor foi reajustado.

Já o piso do INSS deve seguir o valor do salário mínimo, que apresentou um reajuste de 3,31% apenas pela inflação.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.