Prova de vida do INSS vai receber novidades a partir de 2020

Serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2020 passarão por modificações positivas. Segundo o atual presidente, Renato Vieira, o órgão está passando por uma fase de atualização tecnológica e terá outro modo de funcionamento para a prova de vida do INSS. A partir desse ano, os beneficiários contarão com um atendimento digital, o que poderá resultar no fechamento de algumas agências.

Prova de vida do INSS vai receber novidades a partir de 2020
Prova de vida do INSS vai receber novidades a partir de 2020

Em entrevista, Renato explicou que a gerência administrativa viu uma necessidade de atualizar e otimizar seus serviços.

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Agora, quem for dar entrada na prova de vida registrará suas informações por meio de uma biometria e reconhecimento facial. Ele afirmou que a novidade entrará em vigor ainda nesse primeiro semestre e agilizará consideravelmente a liberação do benefício.

Além disso, o presidente comentou sobre o fechamento de algumas unidades de atendimento. Levando em consideração a redução orçamentária imposta pelo Governo Federal, ele afirmou acreditar que a aplicação de atividades tecnológicas irá antecipar os principais serviços e não haverá a necessidade de tantos espaços físicos.

“Por incrível que pareça, o INSS, com toda a complexidade que tem, pelo tamanho, importância e recursos, não tinha processo administrativo eletrônico ainda, assimétrico com grande parte do governo federal”, disse à reportagem à Folha de São Paulo.

As modificações estão sendo realizadas desde maio de 2019 e se estenderão ao longo deste ano. Renato informou que trata-se de uma fase de teste, que inclui as novas regras da reforma da previdência e por isso pede paciência aos assegurados em caso de instabilidade e atraso dos servidores.

Ele reforçou que apesar do investimento tecnológico, ainda é possível dar entrada nas solicitações do INSS pelo site Meu INSS e por ligação no número 135. Segundo ele, a equipe vem sendo preparada para corrigir os erros e evitar possíveis ações judiciais em nome do instituto.

Quanto aos métodos de atendimento mais solicitados pelos assegurados em 2019, segundo a Folha, 82,4 mil requerimentos foram feitos pessoalmente, 442,1 mil por meio do site, e 287,9 mil, por telefone.

O presidente informou que somente nos casos de pedidos de extrato de pagamento, foram realizados 300 mil atendimentos pessoais por mês. Em outubro, o número caiu para 128 mil.

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Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.