Financiamento estudantil público: vale a pena aderir ao FIES?

Ter um curso superior completo é o sonho de milhares de brasileiros. Entretanto, nem todos tem a oportunidade de financiar uma faculdade particular. Aqueles que não conseguem ingressar em uma universidade pública precisão correr atrás de programas de financiamento estudantil e bolsas para poder obter o diploma. Uma das opções, ofertadas pelo governo federal é o FIES.

Financiamento estudantil público: vale a pena aderir ao FIES?
Financiamento estudantil público: vale a pena aderir ao FIES?

Trata-se de um programa de financiamento que permite que o estudante estude gratuitamente. Porém, é importante ressaltar que ele não é uma bolsa e sim uma espécie de empréstimo estudantil.

Acesse também: Hora de comprar a casa própria! BB diminuí juros de financiamento

Ao concluir a graduação, é preciso prestar conta ao governo de todo o dinheiro fornecido para quitar as mensalidades.

Financiamento estudantil dividido em duas modalidades:

  • FIES Fundo Garantidor

Desenvolvido para estudantes com renda familiar mensal de até 3 salários-mínimos por pessoa, oferece juros zero, com correção apenas pela inflação.

  • P-FIES

Feito para estudantes com renda familiar mensal de até 5 salários-mínimos por pessoa, possui juros que variam de acordo com o banco.

Os valores concedidos variam de acordo com as mensalidades das universidades e antes de solicitar o FIES é preciso saber se a faculdade que deseja e o curso escolhido são contemplados pelo programa.

Apesar do governo federal exigir que todas as instituições de ensino aceitem alunos pelo financiamento estudantil, essa seleção varia também de acordo com o curso que o estudante irá fazer.

Entenda a diferença entre as modalidades do FIES

No caso do FIES sem juros há um limite de vagas e por isso há uma maior dificuldade para conseguir se cadastrar. Nem todos os candidatos são contemplados, pois o número de solicitações é maior do que a quantidade ofertada.

Para poder ter mais chances, é preciso ter uma boa nota no ENEM. Quanto maior a média, mais fácil será para poder conseguir sua vaga.

Já no FIES com juros, não há limites pois o financiamento acontece por meio dos bancos e não do governo federal.

Nesse caso, qualquer pessoa com a renda determinada pode se cadastrar e não há critérios de seleção por meio de notas. É preciso apenas comprovar a documentação, matricula e assinar os contratos.

 Quanto devo pagar durante o curso?

O valor depende da renda de cada candidato. Exemplo, se um estudante se cadastrou com 50% do financiamento e sua mensalidade for R$ 900, ele terá que pagar R$ 450 por mês e o restante será pago somente após o curso, com juros e/ou correção da inflação.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.