IPVA ES 2020: Detran disponibiliza boleto para impressão

O Departamento Estadual de Trânsito do  Espírito Santo (Detran-ES), liberou no primeiro dia do ano as guias de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA ES 2020). O boleto pode ser impresso pelos contribuintes no site do órgão ou no site do Sefaz do Estado.

IPVA ES 2020: Detran disponibiliza boleto para impressão
IPVA ES 2020: Detran disponibiliza boleto para impressão

Como já vinha acontecendo em outros anos, em 2020 os documentos únicos de arrecadação (DUAs) para o pagamento do IPVA e do licenciamento não são mais enviados pelos correios. 

Os capixabas que optarem por quitar o IPVA ES 2020 em cota única terão um desconto de 5%. Esses podem realizar o licenciamento junto com o IPVA.

Leia também: IPVA: Valor para pagamento 2020 impressiona contribuintes no ES

Além disso, o valor pode ser parcelado em até quatro vezes. Porém, essa condição só é válida para para automóveis, caminhonetas, motor home, motocicletas e ciclomotores. 

Já os proprietários de caminhões, ônibus e micro-ônibus, podem dividir o valor em duas vezes.

As datas para a realização do pagamento segue o número final das placas dos automóveis. Neste ano, o calendário se inicia em março e finaliza em abril. 

Calendário IPVA ES 2020

Os proprietários de Ferrari no Estado irão pagar o valor mais alto no imposto que é de R$55.101,36.

O estado espera arrecadar cerca de R$545 milhões com o pagamento do IPVA ES 2020. Vale lembrar que metade desse dinheiro é destinado ao município em que o veículo está registrado e investido em serviços públicos.

O IPVA é um imposto estadual e por isso, suas datas e seus valores variam de um estado para outro.

O cálculo é feito com a multiplicação do valor de mercado do automóvel, baseado na tabela FIPE. E das alíquotas determinadas pela Secretaria Estadual da Fazenda.

Caso o pagamento do tributo não seja feito, será realizado o acréscimo de multa e juros sobre os valores não quitados. Além disso, sem realizar esse pagamento o motorista não pode licenciar o seu carro.

Correndo o risco de ter seu automóvel apreendido, caso seja parado por autoridades que podem apontar o não quitamento da dívida. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!