Na segunda-feira (30) foi o último dia para os contribuintes do Rio Grande do Sul pagarem o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto. A adesão da população pelo pagamento antecipado do IPVA RS 2020 impressionou o governo.
Os gaúchos tiveram a oportunidade de ser contemplados com até 24,9% de desconto ao realizar o pagamento do IPVA RS 2020 em cota única.
Leia também: IPVA 2020: Pagamentos começaram e você deve atentar para as datas
Ao todo, foram 308,5 mil contribuintes que realizaram a quitação do imposto, o que ajudou o governo a pagar a folha salarial de novembro dos funcionários públicos de forma adiantada.
Segundo dados da Secretaria da Fazenda (Sefaz), cerca de 972,3 mil, colocaram o tributo em dia, esse número equivalente a 26,9% dos contribuintes. Ao todo, o estado tem 3,6 milhões de veículos em sua frota.
O governo gaúcho tinha como pretensão arrecadar R$850 milhões, mas já arrecadou R$886,9 milhões com a antecipação.
A população tinha o desconto de 3% para realizarem o pagamento de forma antecipada e mais a redução oferecida pelos programas Bom Motorista e Bom cidadão.
Além disso, o valor cobrado usou como base a Unidade de Padrão Fiscal (UPF-RS) de 2019, que sofreu uma alteração na virada do ano com o reajuste de 3,35%.
Aqueles que não realizaram a quitação antecipada podem ter direito a desconto no parcelamento, mas para isso esses motoristas precisam realizar o pagamento da primeira parcela do IPVA RS 2020 até o dia 31 de janeiro.
As outras duas parcelas vencerão nos dias 28 de fevereiro e no dia 31 de março. Os descontos são de 3% na primeira parcela, 2% na segunda e 1% na terceira.
A redução continua sendo válida nos programas Bom Motorista e Bom Cidadão para aqueles que pagarem o imposto em dia.
O Bom Motorista pode ser usado pelos motoristas que não foram multados, nos últimos três anos, tendo assim a redução de 15% no valor. Os condutores que não têm multa há dois anos, o desconto é de 10% e para quem está há 1 ano sem ser autuado o abatimento é de 5%.
O Bom cidadão está ligado ao Nota Fiscal Gaúcha, neste o desconto é calculado pelo acúmulo das notas. Quem tem 150 notas acumuladas em seu CPF pagará 5% a menos, para aqueles que têm 100 notas o desconto é de 3% e para quem tem 50 notas o abatimento é de 1%.