Novidades sobre o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Belo Horizonte. Desde a última terça-feira (31), os carnês de pagamento foram liberados no site da prefeitura. Além do portal, esse ano os contribuintes contarão também com um aplicativo, disponível na versão IOS e Android, para poder ter acesso às informações do IPTU BH 2020.
O acesso em ambas as plataformas é fácil e rápido, basta informar o número de registro do imóvel. Quem não quiser conferir as datas de forma digital, deverá esperar até o mês de fevereiro para receber a guia impressa enviada pelos Correios.
Leia também: IPTU 2020 não chegou: O que devo fazer?
Os boletos físicos serão entregues também no mês de junho e terão o parcelamento dividido em até 11 vezes.
Esse ano, o IPTU BH 2020 contará com um reajuste de 3,91%, quantia acima do que foi estipulado em 2019 (3,86%).
Aqueles que discordarem da cobrança imposta poderão entrar em contato com a prefeitura municipal (rua dos Caetés, 342, Centro), entre os dias 2 de janeiro a 3 de fevereiro, para dar entrada no pedido de revisão. O atendimento acontecerá das 8h às 17h e após registrar a queixa, será enviada uma equipe para conferir as informações do imóvel.
Para poder definir o valor, a prefeitura leva em consideração a localização e situação do terreno. Quanto maior e mais bem avaliado pelo mercado imobiliário, mais caro será o imposto.
Descontos
Esse ano, quem optar pelo pagamento da parcela única contará com 5% de desconto na cobrança total. Já quem preferir parcelar, poderá pagar até o fim do ano, sempre cumprindo os prazos estipulados nos boletos. Em caso de atraso, serão exigidos acréscimos referentes a multas e juros.
Normalmente, o parcelamento é uma opção para aqueles que possuem imóveis alugados e renegociam o pagamento do tributo com os seus locatários. O repasse do débito pode ser feito, entretanto a cobrança final será sempre no nome do proprietário.
Os imóveis que tenham um valor venal de até R$ 66.601,98 estão isentos do IPTU. Segundo a prefeitura, serão mais 60 mil endereços livres da cobrança.
Arrecadação e estimativa do IPTU BH 2020
Esse ano a prefeitura espera acumular aproximadamente 2 bilhões com o IPTU BH 2020. Serão cobrados impostos de mais de 740 mil imóveis, espalhados por toda a cidade. A quantia mínima até o fim do ano é de R$ 1,670 bilhão, levando em consideração o não pagamento de muitos.