Produção de etanol pode não ser suficiente; o que isso significa?

Nesta temporada o Brasil tem produzido muito etanol, chegando a sua máxima histórica, fabricando cerca de 35 bilhões de litros. Apesar disso, o estoque pode não ser o suficiente para atender as altas demandas dos próximos meses. 

Produção de etanol pode não ser suficiente; o que isso significa?
Produção de etanol pode não ser suficiente; o que isso significa?

No mês de dezembro a fabricação de etanol é interrompida no Centro-Sul do país, uma das principais responsáveis pela produção dessa matéria. A produção só é retomada no mês de abril, período em que as usinas voltam a processar a cana-de-açúcar da nova temporada. 

Leia também: Acompanhe o valor da gasolina nas principais cidades turísticas

No período em que a produção fica estagnada, o mercado é abastecido apenas pelos estoques disponíveis e pela produção que é realizada na região Nordeste, que não atende nem metade da demanda. 

Em entrevista ao portal G1, o analista de açúcar e etanol da corretora INTL FCStone, Matheus Costa afirma estar receoso com o estoque.

“Nesse ritmo de consumo, não acho que tenha estoque. Não está muito confortável, não… (Pode haver aperto) em fevereiro e março”, disse Matheus Costa.

Em 2019, a produção e a demanda alcançaram números recordes. No mês de outubro, as vendas de etanol hidratado ultrapassaram os 2 bilhões de litros no Centro-Sul. Isso por conta dos proprietários de veículos flex optarem pelo biocombustível para escapar dos altos preços da gasolina. 

Segundo o diretor-gerente da corretora de futuros Paragon Global Markets, de Nova York, Michael MCDougall aponta que para os atuais níveis de consumo apenas o estoque não conseguirá manter a população. 

Com isso, os preços terão de ser elevados para que o consumo diminua, o que já vem ocorrendo.

No estado de São Paulo, neste mês de dezembro, o etanol hidratado está sendo vendido a R$2 por litro. Isso considerando apenas o combustível na usina, ou seja, livre da cobrança de impostos. 

A empresa de JOB Economia, consultoria de etanol e açúcar, prevê que os estoques no mês de março devem ser os mesmos do anterior, com cerca de 2,8 bilhões de litros. 

O sócio-diretor da empresa, Julio Maria Borges, afirma que a janela para realizar a importação de etanol para os Estados Unidos está aberta. 

“As importações de etanol isentas de imposto de 20% em volume de 750 milhões de litros vão acontecer certamente”, disse. Borges acredita que até o Nordeste deve entrar no mercado de importação.

 

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Produção de etanol pode não ser suficiente; o que isso significa?

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA