IPVA 2020: veja regras para pagamento do tributo no Tocantins

Os proprietários de veículos terrestres do Tocantins, estado do norte do país, devem ficar atentos ao pagamento do o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA TO 2020). O governo divulgou as regras para o pagamento do imposto.

IPVA TO 2020: veja regras para pagamento do tributo
IPVA TO 2020: veja regras para pagamento do tributo

De acordo com as informações divulgadas pelo estado, as regras para o pagamento da dívida são as mesmas que vigoraram em 2019. A Secretaria da Fazenda (Sefaz) detalhou ao portal G1 que a portaria que vai tratar sobre o tema ainda não foi publicada pelo governo do Tocantins.

Veja também: IPVA 2020: tire suas dúvidas antes de pagar o imposto

No entanto, alguns pontos sobre o imposto já foram divulgados. Entre eles, o pagamento do IPVA TO 2020 deverá ser feito em parcela única ou dividido em até 10 vezes. O calendário obedece duas dinâmicas, uma para quem deseja realizar o pagamento à vista e outra para os parcelamentos.

Aqueles que optam por realizar o pagamento até o dia 15 de janeiro em parcela única irão receber um desconto de 10% sob o valor total do tributo. O benefício é válido para todas as placas. Mas, o prazo ainda pode ser prorrogado para todos que desejam realizar à vista o pagamento com data limite para 15 de outubro, nesta ocasião não haverão descontos.

Calendário IPVA TO 2020

Para quem optar pelo pagamento mensal em parcelas, o calendário obedece os seguintes prazos:

  • 1ª parcela: 15 de janeiro
  • 2ª parcela: 15 de fevereiro
  • 3ª parcela: 15 de março
  • 4ª parcela: 15 de abril
  • 5ª parcela: 15 de maio
  • 6ª parcela: 17 de junho
  • 7ª parcela: 15 de julho
  • 8ª parcela: 15 de agosto
  • 9ª parcela: 16 de setembro
  • 10ª parcela: 15 de outubro

Vale ressaltar que a nesta modalidade o valor da parcela não poderá ser inferior a R$ 200 para pessoa física e R$ 400 para pessoa jurídica.

A expectativa para a publicação do texto regularizando a cobrança do imposto é para os próximos dias no Diário Oficial do Estado. Ainda ressalta que “mesmo não tendo publicado a portaria de 2020, na portaria de 2019 já consta o calendário de 2020.”

Detran detalha que a frota do estado tem mais de 715 mil veículos e no último dia do prazo cerca de 500 mil proprietários não tinham feito o pagamento.

Já no início de dezembro, o governo informou que a dívida somada dos motoristas que não pagaram o imposto em 2019 passava dos 87 milhões de reais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!