Boleto do IPTU 2020 começa a ser entregue nas principais capitais

Em poucos dias o mês de janeiro vai chegar e milhares de brasileiros precisarão prestar conta do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Cobrado anualmente, o tributo é direcionado para aqueles que possuam imóveis registrados em seus nomes. O calendário de pagamento e definição de valores variam de acordo com cada região. Confira as informações já divulgadas sobre o boleto do IPTU 2020.

Boleto do IPTU 2020 começa a ser entregue nas principais capitais
Boleto do IPTU 2020 começa a ser entregue nas principais capitais

Em São Paulo, o imposto teve um reajuste de 3,5% e começará a ser cobrado já em janeiro. O prazo final de pagamento da primeira parcela é em fevereiro e quem optar pelo pagamento único e à vista contará com 3% de desconto.

Leia também: Negociar dívidas com os bancos até esse mês traz vantagens

Já em Belo Horizonte o boleto do IPTU 2020 começará a ser enviado a partir do dia 6 de janeiro. O reajuste foi de 3,91% e quem pagar a parcela única será contemplado com 5% de desconto que precisará ser quitada ainda em janeiro.

No Rio de Janeiro o reajuste também foi de 3,91% e o pagamento começará em janeiro. Na parcela única, o desconto será de 7% se pago à vista, ela precisa ser encerrada até fevereiro.

Programas e ofertas para o boleto IPTU 2020

É importante lembrar que os reajustes e valores não acontecem em todo o território nacional. Cada município define seu calendário e também as possibilidades de desconto.

Há cidades que estão aderindo a programas como o IPTU Verde que reduz o valor do tributo para aqueles que realizam ações de sustentabilidade.

Outra opção são os programas de notinha fiscais. Os contribuintes, ao fornecerem o CPF em compras de farmácia, supermercado, lojas, entre outras, podem acumular pontos que se transformam em descontos.

Para saber quais programas estão em vigor na sua cidade é preciso entrar em contato com a prefeitura por meio de seus canais de atendimento.

Cuidado com os descontos

Rômulo Brasil, especialista em direito do consumidor, ressalta a importância de colocar as contas no papel antes de quitarem os débitos.

Ele explica que mesmo com a oportunidade de descontos é preciso pensar se valerá a pena pagar os valores de uma única vez, por exemplo.

“Não adianta ir atrás de uma economia de 5%, 7% dependendo do seu município e esquecer que agora, na entrada do ano, virão diversos impostos, matrículas escolares, material escolar. Então, economiza do lado de cá, fura no banco do lado de lá e estará sujeito a pagar juros maiores”, afirmou.

 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.