Veja como substituir carne por opção mais barata na ceia de Ano Novo

O preço da carne bovina no país disparou nos últimos meses. O principal responsável por isso foi a China, que está enfrentando um surto de peste suína que matou milhões de porcos na Ásia e passou a procurar a carne no Brasil. 

Veja como substituir carne por opção mais barata na ceia de Ano Novo
Veja como substituir carne por opção mais barata na ceia de Ano Novo

Somente esse mês de dezembro, houve uma alta de em média 17%,levando em consideração o IPCA-15.

Leia também: Preço do gás de cozinha vai subir mais uma vez esse ano

O IPCA prevê a inflação oficial para cada mês do ano, esse dado é levantado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Neste cenário o brasileiro precisa se preparar, pois o preço das carnes no país ainda devem continuar sendo altos por alguns meses até a oferta de animais voltar a crescer e a situação dos chineses se normalizar.

Com isso, os consumidores precisam buscar saídas para continuar tendo a proteína na mesa. Uma das opções são os pescados, pois o seu preço vem caindo desde o começo do ano. 

De pelo menos 18 tipos de pescados no Brasil, conforme a pesquisa do IBGE indica, 10 deles estão com os preços mais baixos no final deste ano. 

Opções para substituir a carne bovina por peixe

Os pescados que estão baratos são a anchova, cerca de 5,9% mais barata. O cação que está 4% a menos e a merluza que está 3,4% mais barata.

As proteínas que caíram durante o ano foram os peixes dourada, cerca de 6,6% e o vermelho com 5,9%. Foram levados em consideração as proteínas frango e suínos também.

Já tilápia, salmão e o camarão ficaram mais caros, respectivamente com o aumento de 5%, 7% e 11%, de acordo com o IBGE.

No mesmo período pesquisado pelo Instituto, a carne de porco teve uma alta de em média 19,8%, já a carne de frango subiu em 9,5% e os ovos estão cerca de 10% mais caros para os brasileiros.

Nestas pesquisas é possível visualizar que em média, os pescados encerram o ano com uma alta de 0,56%, porém bem abaixo da inflação geral, que está em 3,9%. 

O IBGE verificou essas variações de preços até o dia 11 de dezembro. O valor da inflação do mês de dezembro ainda não foi divulgado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!