Seguro desemprego vai receber nova proposta na MP Verde e Amarelo

Modificações no Programa Verde e Amarelo causarão ainda mais reviravoltas. O texto do projeto sofrerá alterações no Congresso Nacional e uma delas sugere o fim da taxação do seguro-desemprego. A ideia é que o desconto deixe de ser obrigatório e torne-se opcional conforme desejar o patrão.

Seguro desemprego vai receber nova proposta na MP Verde e Amarelo
Seguro desemprego vai receber nova proposta na MP Verde e Amarelo

Com isso, os trabalhadores contratados pelo programa poderão ser demitidos e no momento de receber o seguro desemprego, não precisarão contar com os descontos relativos a contribuição do INSS.

Leia também: Saque seguro desemprego: veja como fazer

Segundo o deputado federal Christino Áureo (PP-RJ), relator da proposta, a ação visa possibilitar uma maior facilidade na hora da contratação.

“Nós temos a possibilidade de transformar essa contribuição em opcional. Isso deve ser o que constará no relatório. É um ponto que deve ser aprovado, acredito que tenha mais chances”, disse o deputado à Rádio Nacional.

Segundo ele, para suprir o valor, o programa irá desenvolver outras formas de incentivo que tenham como objetivo incentivar os jovens a quererem ser contratados pela modalidade.

Ele afirma saber que haverá uma resistência devido ao corte do seguro-desemprego, mas que está avaliando outras forças de gratificação.

“Nós acreditamos que esse é um ponto que tem muita dificuldade de ser aceito. Estamos trabalhando para buscar outras fontes orçamentárias para cobrir o incentivo ao primeiro emprego que não seja taxando o desempregado”, afirmou.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, também falou que dificilmente a medida será aceita pela categoria. Além disso, relembrou outras polêmicas do projeto, como o fim do registro profissional para jornalistas, publicitários e radialistas.

Segundo o relator, tais questionamentos fazem com que sejam criadas mais emendas no projeto, que até então, já estão em quase 2 mil.

Espera-se que o texto seja finalizado e aprovado em até 120 para começar a entrar em vigor a partir de março. A expectativa é de fechar o relatório em fevereiro, para que no mês seguinte tudo esteja definido para entrar em vigor.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.