Prazo para solicitar seguro desemprego após demissão: veja as regras

Todos os trabalhadores que foram demitidos sem justa causa podem solicitar o seguro desemprego. O valor em dinheiro é repassado por um período determinado para auxiliar na sua readequação. Ele é pago de três a cinco parcelas de forma contínua ou alternada, de acordo com o tempo trabalhado. Mas para solicitá-lo é preciso estar atento as regras.

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Prazo para solicitar seguro desemprego após demissão: veja as regras
Prazo para solicitar seguro desemprego após demissão: veja as regras

Tem direito ao benefício os trabalhadores formais e domésticos que tiveram dispensa sem justa causa, inclusive de forma indireta.

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Além deste, quando há a suspensão de contrato de trabalho suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador também acarreta no pagamento do seguro.

Ainda é aplicável para pescador profissional durante o período do defeso e trabalhador resgatado da condição semelhante à de escravo.

O processo de recebimento do benefício deve observar critérios definidos pelo governo federal. É preciso, antes de tudo, estar dentro das condições estabelecidas, eles pode ser consultado no site da Caixa Econômica Federal.

Outro ponto é o prazo de solicitação. Para receber, o trabalhador deverá realizar o procedimento as SRTE – Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego, SINE – Sistema Nacional de Emprego e outros postos credenciados pelo MTb – Ministério do Trabalho. Mas é importante estar atendo e obedecer os prazos definidos.

Prazos para solicitar o seguro desemprego

  • Trabalhador formal – do 7º ao 120º dia, contados da data de dispensa;
  • Bolsa qualificação – durante a suspensão do contrato de trabalho;
  • Empregado doméstico – do 7º ao 90º dia, contados da data de dispensa;
  • Pescador artesanal – durante o defeso, em até 120 dias do início da proibição;
  • Trabalhador resgatado – até o 90º dia, a contar da data do resgate.

Ao estar ciente dos prazos e condições, o trabalhador deverá realizar os saques através do banco da Caixa, Unidade Lotérica, Correspondente Caixa Aqui, no Autoatendimento da Caixa, mediante uso do Cartão do Cidadão, com senha cadastrada.

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Nos casos em que o mesmo tenha conta Poupança (013) ou conta Caixa Fácil (023), a parcela será creditada automaticamente, desde que a conta seja individual e possua saldo e movimentação.

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