Pedidos do INSS mudam forma de solicitação e impressionam presidente 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), após simplificar a etapa de solicitação de benefícios registrou um alto número de requerimentos por meio da internet. Trazendo dados importantes sobre novas formas de organização dos pedidos do INSS. 

Pedidos do INSS mudam forma de solicitação e impressionam presidente 
Pedidos do INSS mudam forma de solicitação e impressionam presidente 

A população está fazendo as solicitações das aposentadorias, auxílio-maternidade e auxílio doença por meio do aplicativo Meu INSS

No mês de outubro cerca de 90% dos pedidos do INSS foram realizadas no aplicativo do órgão. Em abril, esse número era de apenas 18%, ou seja, uma alta de 72 pontos. 

Leia também: Contribuições INSS: confira como serão as alíquotas a partir de 2020

Em entrevista ao jornal Poder 360 o presidente da instituição, Renato Vieira, comentou sobre essa aceitação da população sobre o uso de novas tecnologias.

“Quem imaginava que, com o tempo, a agência do INSS se tornaria residual pelo cidadão para fazer requerimento? Esse processo de transformação digital foi desenvolvido ao longo do ano e é constante”, disse Vieira.

Antes dessa modernização do processo, o cidadão precisava se programar para ir até uma agência física do INSS, marcar um dia e uma hora para que pudesse cuidar do seu pedido. Agora, o trabalhador faz esse agendamento sem ter que sair de casa e perder o seu dia todo.  

Renato relatou que após a reforma da Previdência o instituto está em busca de se modernizar para atender a população da melhor forma. 

Apesar disso, o órgão ainda tem que ultrapassar algumas barreiras como o tempo de espera na concessão do benefício que ainda é muito alto. Conforme os dados do mês julho o período até a liberação do benefício era de 191 dias. Porém, em novembro esse tempo caiu para em média 124 dias. 

No entanto, é determinado por lei que o período de espera seja de 45 dias para que o INSS dê a resposta de concessão ou não do benefício para os solicitantes. No próximo ano, o instituto espera reduzir ainda mais esse tempo de espera.

Atualmente, o INSS conta com 23.000 servidores, porém esse número será reduzido conforme a declaração do presidente.

“Tivemos um número relevante de aposentadorias no ano de 2019. Do início do ano até hoje foram mais de 6.000 aposentadorias de servidores públicos. Se considerarmos de 2015 a 2019, foram 11.000 aposentadorias“, disse.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!