IPVA 2020 MA: consulte calendário para pagamento

A Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão divulgou a tabela de valores e o calendário para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA 2020 MA. 

IPVA 2020 MA: consulte calendário para pagamento
IPVA 2020 MA: consulte calendário para pagamento

Os maranhenses poderão pagar o imposto em cota única ou parcelado em até três vezes. No próximo ano, o governo estabeleceu que o vencimento da cota única e da primeira parcela serão juntas. Antes, o cronograma tinha dias separados para o vencimento.

Leia também: Calendário IPVA 2020: veja o que foi liberado nos principais estados

Calendário IPVA 2020 MA

Aqueles que optarem pelo parcelamento devem quitar as cotas em ordem crescente, o pagamento da segunda parcela fica condicionada ao da primeira. 

Os contribuintes podem realizar o pagamento antecipado do imposto até o dia 28 de fevereiro, se escolher essa opção terá um desconto de 10% no IPVA 2020 MA.

Os motoristas podem realizar a consulta dos valores no portal do Sefaz a partir do dia 2 de janeiro de 2020. Procurar no Menu a aba IPVA. A consulta pode ser feita também no site do DETRAN, clicando no ícone Licenciamento Anual.

O tributo é cobrado pelos estado brasileiros anualmente e todos que têm veículo no país devem realizar esse pagamento.

O imposto é sempre cobrado no início do ano e o valor que os contribuintes precisam pagar irá depender do estado que o veículo está registrado. 

O custo do IPVA tem como base a tabela Fipe, que aponta o valor do veículo estabelecido por algumas características como marca, modelo e ano.

O que é arrecado com o IPVA 2020 MA é destinado ao município em que o carro está registrado e para o governo estadual. Esse dinheiro é utilizado para financiar os serviços públicos como saúde, educação e transporte. 

Os motoristas devem estar atentos ao pagamento já que não realizá-lo pode gerar acréscimo de multa e de juros. Aquele que não estiver com o tributo em dia, ao ser parado por alguma autoridade poderá ter o carro apreendido. 

O proprietário terá ainda o seu nome inscrito em dívida ativa e solicitar o crédito em bancos será mais difícil.