Conta de luz vai ganhar bandeira tarifária mais flexível em 2020

Brasileiros poderão ter contas de energia mais baratas em 2020. A partir do dia 1 de janeiro, uma nova medida passará a entrar em vigor na hora de calcular o valor total do consumo elétrico. Intitulada de Tarifa Branca, a ação reduzirá o preço da conta de luz, considerando a energia gasta fora do horário de pico.

Conta de luz vai ganhar bandeira tarifária mais flexível em 2020
Conta de luz vai ganhar bandeira tarifária mais flexível em 2020

O projeto existe desde 2018, mas até então só podia ser usufruído por pessoas com um consumo acima de 500 kW/h.

Veja também: Negociar dívidas com os bancos até esse mês traz vantagens

Aqueles que usavam a partir de 250 kW/h começaram a ser beneficiados no começo desse ano e agora o desconto vai valer para todas as unidades consumidoras de energia na baixa tensão, como residências, comércios e pequenas indústrias.

Os únicos não contemplados serão os consumidores residenciais cadastrados na subclasse de baixa renda, pois já possuem condições e cobranças diferenciadas dos demais.

Como funcionará a nova conta de luz

O valor da tarifa branca vai variar de acordo com o dia e hora da semana. Nos dias úteis, o preço da energia será dividido em momentos e cobranças distintos, sendo estes:

A tarifa vermelha: a mais cara de todas, será aplicada no horário de pico (entre 17h e 21h) e em parte da noite. Antes e depois de entrar em funcionamento, será aplicada a bandeira amarela, segunda mais cara.

A tarifa verde: aplicada fora do horário de pico, tem um preço mais baixo. Nos finais de semana e feriados, por exemplo, os usuários mesmo em casa não precisarão se preocupar com o consumo tendo em vista que o valor será reduzido.

As cobranças aplicadas para cada horário variam de acordo com a região e o período é determinado pelas distribuidoras e aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Como aderir?

Para poder começar a ser contemplado com a tarifa branca na sua conta de luz é preciso informar a distribuidora de sua região a partir de janeiro.

Ao solicitar um pedido será instalado um novo tipo de medidor que contabilizará o consumo para as diferentes faixas horárias.

Juliana Rios, da CAS Tecnologia, afirma que antes de aceitar a modalidade é preciso levar em consideração a rotina da casa.

“Os consumidores precisarão analisar se a adesão à nova forma de cobrança é vantajosa, porque será preciso alterar muitos hábitos de toda a família, como usar os eletrodomésticos em horários diferentes – principalmente o chuveiro elétrico, que consome mais energia”, explica.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.