Vendas de Natal chegam a marco histórico em 2019

Segundo informado pela Associação dos Lojistas de Shopping Centers (Alshop) nesta quinta-feira (26), as vendas de Natal subiram e chegaram a um marco histórico neste ano de 2019.

Vendas de Natal chegam a marco histórico em 2019
Vendas de Natal chegam a marco histórico em 2019

As vendas deste ano subiram em 9,5% em termos nominais, isso em comparação ao ano passado de 2018. 

Leia também: Cartão de crédito Itaú surpreende usuários com mudança de limite

Esse é o primeiro ano de alívio no comércio, desde de 2014, quando se iniciou a crise econômica no país. A crise se arrastou por quatro anos, e chegou a afetar as vendas do comércio até o final de 2018. 

Essa retomada se deu por conta da liberação do saldo do FGTS, que trouxe poder econômico para que as pessoas realizassem as compras para as festas de final de ano.

Outro responsável por essa melhora nas vendas de Natal foi a taxa de juros que caiu durante o decorrer de 2019. A inflação também sofreu redução e ajudou o comércio a atingir esse marco. 

Em entrevista ao jornal Valor, o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun disse que esse deve ser o motivo de festa para os comerciantes e que a expectativa para o Ano Novo é ainda maior.

“Tem que festejar porque o Natal foi bastante positivo. E a expectativa é que até o dia 31 esse ritmo mais forte se mantenha por causa das vendas pré-réveillon e do período de trocas de produtos”, disse Nabil.

Para a associação, o crescimento é um reflexo das vendas fracas do ano passado, em que foram mais tímidas com um aumento de 5,5%. Já em 2019, o número superou e atingiu 6,5%.

Ainda segundo a pesquisa da Alshop e do Ibope, os shoppings centers cresceram as suas vendas em 7,5%, se comparado ao período de festividade em 2018. Com isso, os shoppings faturaram R$168,5 bilhões. 

Essa pesquisa coletou dados de 400 empresas de varejo com 30 mil pontos. O Ibope e a Alshop mapearam 762 shoppings e os centros de compra em geral. Os dados foram coletados até o dia 20 de dezembro de 2019.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!