Consulta ao IPTU 2020 está disponível na internet

Janeiro está cada vez mais próximo e com ele novas cobranças sobre o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU 2020). Aplicado em todo o território nacional, o tributo é destinado para os proprietários de imóveis. Os valores e calendários de pagamento variam de acordo com o que determina cada governo municipal.

Consulta ao IPTU 2020 está disponível na internet
Consulta ao IPTU 2020 está disponível na internet

Na maioria das cidades a primeira parcela passará a ser paga a partir do mês de janeiro. É possível quitar o débito de uma única vez ou então dividi-lo em até 12 vezes.

Apesar de ser destinada para os donos dos imóveis, em caso de propriedades alugadas, os locatários também podem arcar com a despesa.

Leia também: IPTU de Santa Cruz 2020: prazo para desconto está chegando ao fim

O pagamento deve ser negociado no contrato que informará se o boleto do tributo deverá ser repassado ou não com demais contas como aluguel e condomínio.

Para ter acesso ao carnê, basta acessar o site da prefeitura local e informar o número de registro do imóvel. No portal, é possível conferir todas as parcelas, taxas de juros, prazos de vencimento e mais.

Passo a passo da consulta online do IPTU 2020:

Mesmo sendo um imposto nacional, seu acesso deve ser feito por meio do site da prefeitura de cada cidade. Veja um exemplo, usando como referência o imposto da cidade de Recife, capital de Pernambuco.

  • Na sequência, procure pela página de serviços ou finanças e selecione a opção impostos e taxas;
  • Agora, procure pelo link IPTU e clique nele;
  • Aparecerá opções como consultas, solicitações de débito, emissão de certidão e mais. Seleciona e função extrato de débitos;
  • O site pedirá para que você informe o número do sequencial imobiliário (presente no registro do imóvel ou contrato de aluguel);

Pronto, ao informá-lo, você só precisa aprovar a consulta e terá acesso aos carnês.

Valores e juros

O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária e também pelos aplicativos das instituições. É importante que eles sejam quitados até a data estipulada para evitar os juros, estes variam de acordo com cada região.

Já quanto ao valor total do imposto, ele é calculado a partir da valorização do imóvel no mercado. Quanto maior e mais bem avaliado o terreno, mais caro será o tributo. Em caso de não pagamento, o proprietário estará sujeito a ter seu nome publicado na divida ativa.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.