Pagamento do PASEP volta a ser creditado em janeiro

O pagamento do abono salarial para os PASEP referente ao calendário 2019/2020 foi interrompido neste mês de dezembro. Mas foi apenas uma questão de cronograma, já que os pagamentos serão iniciados a partir de janeiro do próximo ano. 

Pagamento do PASEP volta a ser creditado em janeiro
Pagamento do PASEP volta a ser creditado em janeiro

O abono salarial denominado PASEP é pago para funcionários do setor público, e repassado pelo Banco do Brasil.

O pagamento é realizado seguindo o número de inscrição do trabalhador, também impresso no cartão de saque. O último depósito aconteceu em novembro e beneficiou os trabalhadores de final 4. 

Leia também: Milhões ainda não sacaram cotas do PIS/PASEP; veja como fazer

Os próximos a receber são os servidores com final de inscrição 5 e 6, que terão o dinheiro disponível no dia 16 de janeiro.

Os saques do abono salarial acontecem todos os anos. Os trabalhadores que têm direito são aqueles que trabalharam com carteira assinada, pelo menos 30 dias em 2018. E ganharam, no máximo, dois salários mínimos por mês.

Além disso, o trabalhador precisa estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e é necessário que a empresa onde trabalhava tenha informado corretamente os seu dados na declaração de RAIS entregue ao governo.

O valor pago para o trabalhador é de no máximo 1 salário mínimo, nesse calendário representa R$998. E varia proporcionalmente aos meses trabalhados. Quem atuou 1 mês em 2018 vai receber 1/12 do salário, 2 meses 2/12 e assim por diante. 

Caso ainda tenha dúvidas se irá ou não receber o abono é possível que o servidor faça uma consulta para ter certeza.

Os canais disponibilizados são:

  • Central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
  • 0800 729 0001 (demais cidades);
  • 0800 729 0088 (deficientes auditivos);
  • Agências do Banco do Brasil;
  • Site do Banco do Brasil.

Os trabalhadores que têm conta no Banco do Brasil receberão o crédito automaticamente em sua conta, dois dias antes da realização do pagamento para o seu número de inscrição.  

Para fazer o saque o servidor público que não tem conta no banco precisa ir até uma das agências do BB, com documento de identificação.

O banco oferece ainda transferência eletrônica disponível (TED) sem custos para aqueles que têm conta em outras instituições financeiras.

Os trabalhadores que perderem o prazo de 30 de junho de 2020 para sacar seu abono, não poderão mais receber o benefício deste ano, já que ele vai para Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Os funcionários de empresa privada com direito ao PIS, já receberam o pagamento do seu abono salarial no final deste mês seguindo o calendário da Caixa Econômica Federal.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!