IRPF 2020 pode ser doado a projetos sociais; veja como!

Você sabia que em vez de enviar dinheiro para o governo federal, você pode doar parte do seu Imposto de Renda (IR) para projetos sociais? O projeto permite que seja repassado até 6% do IRPF 2020 para ações que estejam vinculadas as leis que regulamentam a doação. O prazo para a transferência de 2020 se encerra no dia 30 de dezembro e pode ser feito online.

IRPF 2020 pode ser doado a projetos sociais; veja como!
IRPF 2020 pode ser doado a projetos sociais; veja como!

Pode participar qualquer pessoa física que tenha feito a declaração completa. No caso de quem for prestar conta até o dia 30 de abril de 2020, ainda será possível fazer o repasse, mas o valor corresponderá a até 3% do IR.

Leia também: Isenção do Imposto de Renda 2020: veja doentes beneficiados

“O governo renuncia de uma parte do imposto de renda e o seu dinheiro vai direto para o projeto social”, afirmou Valdir Amorim, coordenador de impostos IOB da Sage Brasil.

Segundo dados da Receita Federal, em 2017 foram doados mais de R$ 195 milhões por meio da renúncia fiscal. O processo é regulamentado por meio de leis federais, estaduais e municipais e é considerado como uma fonte importante para os institutos.

“Vivemos com recursos escassos e os desafios são diários. A participação de empresas e pessoas físicas, seja por renúncia fiscal ou doações diretas, nos ajuda a oferecer um atendimento de qualidade”, alegou Ety Carneiro, diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba.

Como fazer a doação com o IRPF 2020?

Antes de qualquer coisa, é preciso escolher para qual a instituição você irá doar. Elas precisam estar enquadradas em uma das leis que regulamentam a doação de imposto de renda, sendo estas:

  • Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad)
  • Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD)
  • Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon)
  • Lei Federal de Incentivo à Cultura ou Lei Rouanet
  • Fundo Nacional do Idoso
  • Lei do Audiovisual
  • Lei Federal de Incentivo ao Esporte
  • Lei Mendonça (município de SP)
  • Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (PIE) (municipal)
  • Programa de Ação Cultural (ProAc) (Estado de SP)

Sendo confirmada a participação, basta ir até as páginas dos órgãos governamentais responsáveis pelo programa.

Nelas, é preciso selecionar o projeto, informar o valor que desejará doar e gerar uma guia de pagamento. Quando depositado, a Receita Federal informará o CPF do doador.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.