IRPF 2020 pode ser doado a projetos sociais; veja como!

Você sabia que em vez de enviar dinheiro para o governo federal, você pode doar parte do seu Imposto de Renda (IR) para projetos sociais? O projeto permite que seja repassado até 6% do IRPF 2020 para ações que estejam vinculadas as leis que regulamentam a doação. O prazo para a transferência de 2020 se encerra no dia 30 de dezembro e pode ser feito online.

IRPF 2020 pode ser doado a projetos sociais; veja como!
IRPF 2020 pode ser doado a projetos sociais; veja como!

Pode participar qualquer pessoa física que tenha feito a declaração completa. No caso de quem for prestar conta até o dia 30 de abril de 2020, ainda será possível fazer o repasse, mas o valor corresponderá a até 3% do IR.

Leia também: Isenção do Imposto de Renda 2020: veja doentes beneficiados

“O governo renuncia de uma parte do imposto de renda e o seu dinheiro vai direto para o projeto social”, afirmou Valdir Amorim, coordenador de impostos IOB da Sage Brasil.

Segundo dados da Receita Federal, em 2017 foram doados mais de R$ 195 milhões por meio da renúncia fiscal. O processo é regulamentado por meio de leis federais, estaduais e municipais e é considerado como uma fonte importante para os institutos.

“Vivemos com recursos escassos e os desafios são diários. A participação de empresas e pessoas físicas, seja por renúncia fiscal ou doações diretas, nos ajuda a oferecer um atendimento de qualidade”, alegou Ety Carneiro, diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba.

Como fazer a doação com o IRPF 2020?

Antes de qualquer coisa, é preciso escolher para qual a instituição você irá doar. Elas precisam estar enquadradas em uma das leis que regulamentam a doação de imposto de renda, sendo estas:

  • Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad)
  • Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD)
  • Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon)
  • Lei Federal de Incentivo à Cultura ou Lei Rouanet
  • Fundo Nacional do Idoso
  • Lei do Audiovisual
  • Lei Federal de Incentivo ao Esporte
  • Lei Mendonça (município de SP)
  • Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (PIE) (municipal)
  • Programa de Ação Cultural (ProAc) (Estado de SP)

Sendo confirmada a participação, basta ir até as páginas dos órgãos governamentais responsáveis pelo programa.

Nelas, é preciso selecionar o projeto, informar o valor que desejará doar e gerar uma guia de pagamento. Quando depositado, a Receita Federal informará o CPF do doador.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

IRPF 2020 pode ser doado a projetos sociais; veja como!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA