Cortes no Bolsa Família atingem marca surpreendente

Após o governo anunciar o pagamento do 13º salário para os beneficiários do Programa Bolsa Família, muitos começaram a sonhar com o salário extra e com o que fariam quando recebessem. Apesar disso, ao menos 1,16 milhão de cadastrados sofreram com cortes no Bolsa Família neste mês de dezembro.

Cortes no Bolsa Família atingem marca surpreendente
Cortes no Bolsa Família atingem marca surpreendente

Nesta quarta-feira (25) de Natal, o portal UOL publicou uma reportagem que contou a história de uma família que vive na periferia de Maceió e que estava contando com esse dinheiro extra. A beneficiária, vive em uma casa de 40 m ² com mais oito filhos, três netos e um cachorro. 

Leia também: Governo prevê corte de gastos sociais, e incluí o Bolsa Família

Porém, segundo a responsável pelo benefício a família foi cortada do programa em outubro, pois o sistema consta que as crianças estão faltando na escola, o que de acordo com ela não acontece. 

Há também o drama daqueles que sofreram cortes no Bolsa Família e tentam se inserir novamente, mas para isso é necessário que elas entrem em uma lista de espera. 

Segundo o apurado pelo UOL, realmente existe uma lista que foi confirmada pelo Ministério da Cidadania, porém a pasta diz que não sabe a quantidade de famílias que estão nelas.

A pasta ainda informou que, “devido às frequentes mudanças no cenário econômico, o programa necessita passar por um redirecionamento, pois seu principal objetivo – a complementação de renda – está desvirtuado.” 

O novo orçamento do programa para 2020 foi reduzido, diminuindo cerca de R$ 3 bilhões. Logo, poucos poderão fazer parte do sistema, e ao contrário disso, podem haver mais cortes no Bolsa Família.

Sem receber o benefício algumas famílias estão vivendo de ajuda de uma Organização Não-Governamental (ONG), chamada Manda Ver.

Essa ONG, já atua nessa área há um tempo, ajudando as famílias que necessitam. A assistente social que faz parte do projeto, Rosângela Melo, contou que nunca viu a população da região alagoana passar tanta necessidade como agora estão.

“Noto que há muito problema de informações no cadastro, como com as condicionantes ou uma mudança de endereço. Tudo tem de ser informado, mas muitas vezes eles não têm o apoio, deixam de o fazer e acabam tendo o bloqueio. E para entrar de novo, está muito difícil”, explica a assistente.

No mês de maio deste ano, o programa chegou a distribuir renda para 14.339.058 beneficiados. Esse foi um recorde desde sua criação, em 2003. Apesar disso, neste mês de dezembro o númer de beneficiários caiu para 13.170.607. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!