IPTU Recife 2020 recebe aumento superior ao normal e assusta moradores

O IPTU é pago todo início do ano, com isso, muitos dos brasileiros já estão se organizando financeiramente para pagar o tributo. Os contribuintes da capital de Pernambuco, tomaram um susto ao saber que o Imposto Predial e Territorial Urbano, IPTU Recife 2020, teve um aumento superior ao normal.

IPTU Recife 2020 recebe aumento superior ao normal e assusta moradores
IPTU Recife 2020 recebe aumento superior ao normal e assusta moradores

O IPTU Recife 2020 ficará  2,5% mais caro. Mas, para mais de 19,2 mil proprietários de imóveis, esse reajuste será maior ainda, chegando até 10% à mais. Em contra partida, cerca de 1.372 contribuintes terão uma redução no valor do seu imposto em 2020. 

Essa diferenciação de valores foi feita por meio de uma vistoria que é realizada anualmente em cerca de 20 mil imóveis do município.

Leia também: IPVA 2020 Pernambuco: divulgado pagamento e calendário

Em 2019, 20.616 imóveis receberam a visita de uma equipe da Prefeitura do Recife para que fosse realizada uma reavaliação do seu imóvel.

Levando em consideração as melhorias que foram realizadas na propriedade, já que isso prolonga a sua vida. O reajustes para alguns desses imóveis foi em torno de 27,95%.

O processo significa avaliar a estrutura do imóvel, tamanho do terreno, área construída, localização e uso de serviços públicos. Tendo essas informações a prefeitura pode subir o valor venal da propriedade na planta genérica de valores, documento que registra o preço dos imóveis na cidade por m².

Alguns moradores do bairro Espinheiro receberam uma carta informando que haveria um aumento de 47,8% no valor do IPTU Recife 2020.

Na carta, o espaço que antes era avaliado em R$777,88 por metro quadrado. Agora, passou para R$1.149,70 por metro quadrado.

O valor por m² é um dos componentes para realizar o cálculo para definir o quanto será cobrado no IPTU.

Os recifenses só não tiveram aumentos maiores no tributo, pois foi aprovado o Projeto de Lei (PLE) nº 36/2019, que limitou o acréscimo de 10%. O projeto vai entrar em vigor no próximo ano.

O secretário de Finanças do Recife, Ricardo Dantas, concedeu uma entrevista ao Jornal JC online e falou sobre os moradores que terão o seu IPTU Recife 2020 reajustado no bairro do Espinheiro.

“Esses moradores devem ficar cientes que seu imóvel vale mais do que pagam no IPTU e isso [limitação da quantia] só foi possível por causa do projeto de lei”,afirmou.

Apesar desse aumento no município, os contribuintes precisam realizar o pagamento do IPTU, pois se ficar em dívida terá o acréscimo de multa e de juros pelo período de inadimplência. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!