Infrações de trânsito irão virar pauta educativa no Distrito Federal. Este ano, os motoristas que violaram as leis de direção terão que lidar com advertências socioeducativas no lugar das multas. A ação é um projeto do Detran DF e visa conscientizar os condutores dos veículos para evitar acidentes.
Desde janeiro, já focam notificados mais de 22 mil motoristas que puderam transformar suas multas em advertências. A medida foi registrada oficialmente por meio do artigo 267 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pode ser feita no Portal de Serviços.
Para solicita-la é preciso que o motorista apresente uma defesa de atuação no portal e também que a multa tenha sido emitida pelo Detran-DF.
Acesse também: Mudanças no IPVA DF para 2020 são aprovadas em 1° turno
Outro ponto importante é que a transição do pagamento para a advertência só acontecerá para aqueles que já não tenham sido notificados pela mesma infração nos últimos 12 meses.
Sugestão do Detran DF
Diretor-geral do Detran-DF, Alírio Neto, explicou que o objetivo da medida é, além de beneficiar financeiramente o condutor, por em prática ações educativas de modo que os ensine as normas de trânsito.
Para ele, trata-se de um projeto que possibilitará um maior debate sobre boas condutas para quem estiver na direção. Respeitar o pedestre, a vida do outro e a própria vida é algo que pode ser praticado diariamente, defendeu.
Neto reforçou a importância da fiscalização, mas ressaltou que acredita que por meio da educação os resultados serão ainda melhores e mais benéficos para todos.
“Neste ano, o departamento abriu mão de uma arrecadação de R$ 2.889.087,29 relativas a 22.329 infrações. Isso demonstra que o nosso objetivo é trabalhar com eficiência em todas as frentes: educação, engenharia, fiscalização e atendimento ao público”, afirma.
Multas e juros
Entre as multas mais frequentes, estão aquelas em que o motorista está dirigindo com um aparelho celular em mãos, ausência do sinto de segurança, ultrapassagem de sinal vermelho, falta da cadeira específica para bebês e crianças e mais.
O pagamento deve ser realizado dentro do prazo estipulado, caso contrário os condutores terão que lidar com multas e juros que poderão resultar na perda da carteira.