Detran do DF traz novidades para notificação de multas

Infrações de trânsito irão virar pauta educativa no Distrito Federal. Este ano, os motoristas que violaram as leis de direção terão que lidar com advertências socioeducativas no lugar das multas. A ação é um projeto do Detran DF e visa conscientizar os condutores dos veículos para evitar acidentes.

Detran do DF traz novidades para notificação de multas
Detran do DF traz novidades para notificação de multas

Desde janeiro, já focam notificados mais de 22 mil motoristas que puderam transformar suas multas em advertências. A medida foi registrada oficialmente por meio do artigo 267 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pode ser feita no Portal de Serviços.

Para solicita-la é preciso que o motorista apresente uma defesa de atuação no portal e também que a multa tenha sido emitida pelo Detran-DF.

Acesse também: Mudanças no IPVA DF para 2020 são aprovadas em 1° turno

Outro ponto importante é que a transição do pagamento para a advertência só acontecerá para aqueles que já não tenham sido notificados pela mesma infração nos últimos 12 meses.

Sugestão do Detran DF

Diretor-geral do Detran-DF, Alírio Neto, explicou que o objetivo da medida é, além de beneficiar financeiramente o condutor, por em prática ações educativas de modo que os ensine as normas de trânsito.

Para ele, trata-se de um projeto que possibilitará um maior debate sobre boas condutas para quem estiver na direção. Respeitar o pedestre, a vida do outro e a própria vida é algo que pode ser praticado diariamente, defendeu.

Neto reforçou a importância da fiscalização, mas ressaltou que acredita que por meio da educação os resultados serão ainda melhores e mais benéficos para todos.

“Neste ano, o departamento abriu mão de uma arrecadação de R$ 2.889.087,29 relativas a 22.329 infrações. Isso demonstra que o nosso objetivo é trabalhar com eficiência em todas as frentes: educação, engenharia, fiscalização e atendimento ao público”, afirma.

Multas e juros

Entre as multas mais frequentes, estão aquelas em que o motorista está dirigindo com um aparelho celular em mãos, ausência do sinto de segurança, ultrapassagem de sinal vermelho, falta da cadeira específica para bebês e crianças e mais.

O pagamento deve ser realizado dentro do prazo estipulado, caso contrário os condutores terão que lidar com multas e juros que poderão resultar na perda da carteira.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Detran do DF traz novidades para notificação de multas

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA