Detran do DF traz novidades para notificação de multas

Infrações de trânsito irão virar pauta educativa no Distrito Federal. Este ano, os motoristas que violaram as leis de direção terão que lidar com advertências socioeducativas no lugar das multas. A ação é um projeto do Detran DF e visa conscientizar os condutores dos veículos para evitar acidentes.

Detran do DF traz novidades para notificação de multas
Detran do DF traz novidades para notificação de multas

Desde janeiro, já focam notificados mais de 22 mil motoristas que puderam transformar suas multas em advertências. A medida foi registrada oficialmente por meio do artigo 267 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pode ser feita no Portal de Serviços.

Para solicita-la é preciso que o motorista apresente uma defesa de atuação no portal e também que a multa tenha sido emitida pelo Detran-DF.

Acesse também: Mudanças no IPVA DF para 2020 são aprovadas em 1° turno

Outro ponto importante é que a transição do pagamento para a advertência só acontecerá para aqueles que já não tenham sido notificados pela mesma infração nos últimos 12 meses.

Sugestão do Detran DF

Diretor-geral do Detran-DF, Alírio Neto, explicou que o objetivo da medida é, além de beneficiar financeiramente o condutor, por em prática ações educativas de modo que os ensine as normas de trânsito.

Para ele, trata-se de um projeto que possibilitará um maior debate sobre boas condutas para quem estiver na direção. Respeitar o pedestre, a vida do outro e a própria vida é algo que pode ser praticado diariamente, defendeu.

Neto reforçou a importância da fiscalização, mas ressaltou que acredita que por meio da educação os resultados serão ainda melhores e mais benéficos para todos.

“Neste ano, o departamento abriu mão de uma arrecadação de R$ 2.889.087,29 relativas a 22.329 infrações. Isso demonstra que o nosso objetivo é trabalhar com eficiência em todas as frentes: educação, engenharia, fiscalização e atendimento ao público”, afirma.

Multas e juros

Entre as multas mais frequentes, estão aquelas em que o motorista está dirigindo com um aparelho celular em mãos, ausência do sinto de segurança, ultrapassagem de sinal vermelho, falta da cadeira específica para bebês e crianças e mais.

O pagamento deve ser realizado dentro do prazo estipulado, caso contrário os condutores terão que lidar com multas e juros que poderão resultar na perda da carteira.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.