O início de mais um ano motiva a criar metas. A cada novo ciclo os planos para economizar e garantir uma maior economia é o desejo de milhares de brasileiros. Para ter um consumo consciente em 2020 é necessário estar ciente sobre pontos importantes.
O planejamento financeiro é a base para não ter problemas e confusão em mais um ano. Para te ajudar a não começar 2020 no vermelho, o FDR selecionou algumas dicas para que entenda os seus custos e planeje de forma rápida e prática um ano econômico.
Leia também: Alerta: preço do diesel vai subir nos próximos dias
- Entender é necessário
Antes de começar os planos sobre economizar é importante entender quais são os pontos iniciais. Ou seja, entender quais são os pontos de entradas e saídas.
Sendo assim, detalhar em planilhas todos os seus gastos. Nesta etapa é importante pontuar os gastos de cartão de crédito previsto e quais são os débitos já existentes.
- Foco
Não adiantar planejar se não há um objetivo a traçar. É necessário pontuar se há alguns objetivos a serem alcançados no próximo ano.
Desta forma, conseguimos observar quais são os pontos que podem requer um investimento à mais ou até mesmo realização de sonhos.
Nesta etapa separar um dinheiro é preciso para listar quais são as necessidades e desejos. Ao definir, detalhe quanto custa e de onde virá o investimento.
- Como diminuir
É necessário definir questões que são considerados gastos desnecessários. Neste ponto é importante fazer uma análise profunda dos gastos e cortar aqueles que são considerados não necessários. Desta forma conseguimos identificar de onde poderá ser retirado um dinheiro à mais no final do mês. Este saldo de economia deve auxiliar no objetivo final.
- Consumo para si
Importante é pontuar quais são os consumos que são considerados necessários. Mas pontuar se são mesmo é o primeiro passo. Nestes investimentos é necessário consumir apenas pontos que são referidos ao bem-estar. Aqueles que não somam para um processo evolutivo podem facilmente serem repensados.
- Limite-se
Gastar sem pensar é um dos maiores problemas de várias pessoas que querem economizar. Para isso, uma dica é entender até onde pode ser direcionado seu investimento no mês/ano.
Ao estipular uma meta, observado os riscos e uma economia abaixo do esperado, no final do ciclo você limita seu investimento e consegue gerenciar e se adaptar facilmente a um novo padrão de consumo.