Após protestos e paralisações, servidores públicos do Rio de Janeiro têm o pagamento da segunda parcela do 13° salário liberado. O valor começou a ser depositado na conta dos trabalhadores nessa segunda-feira (23) para quem recebe até R$ 3 mil. Segundo os próprios funcionários, a quantia começou a ser concedida a partir das 14h e se estenderá até o dia de hoje (24).
Para aqueles que recebem acima dos R$ 4 mil, o pagamento do 13° salário terá inicio na próxima segunda-feira, conforme informou o governo do estado.
Questionada, a secretaria municipal da Fazenda não informou o total de depósitos que serão realizados e nem a quantia média para cada conta.
Leia também: IPVA 2020 RJ: valor menor anima motoristas
Segundo a Lei Orgânica do RJ, a prestação de conta deveria ter sido encerrada até o último dia 20, entretanto, graças a crise financeira da prefeitura, os funcionários tiveram o décimo terceiro salário atrasado.
Protestos e paralisações sobre o 13° salário
Na última semana, insatisfeitos com a instabilidade no discurso do prefeito Marcelo Crivella, muitos trabalhadores foram até as ruas da cidade com cartazes e faixas manifestando-se contra a atual gestão.
Eles alegaram que, além de não pagarem algo que é de direito do trabalhador, estavam sendo enrolados pelos representantes públicos que semanalmente informavam datas diferentes para a liberação do benefício.
Na terceira semana do mês de dezembro, especificamente no dia 17, em vídeo publicado em sua página no Facebook, Crivella informou que o pagamento seria concedido naquela quinta-feira. Porém, isso não aconteceu e nenhuma justificativa foi repassada pelo não cumprimento de sua palavra.
Congelamento das contas públicas
Mediante aos atrasos e acúmulos de dívidas adquiridos pelo poder público, na terça-feira (17), a Secretaria Municipal da Fazenda, por meio de uma publicação no Diário Oficial do Município, determinou o congelamento de todos os pagamentos e movimentações financeiras da cidade.
Tal decisão atrasou ainda mais o pagamento dos servidores que seguiram no aguardo de uma nova previsão. Ela foi tomada levando em consideração também os atrasos nas parcelas salariais dos servidores da área de saúde que estão sem receber desde o mês de outubro.
Ao todo, são mais de 176 trabalhadores ativos, aposentados e pensionistas a espera dos pagamentos no Rio de Janeiro.