Trabalhadores de todo o país podem optar pela modalidade de saque aniversário do FGTS, esta que oferece a possibilidade de retirar um percentual do saldo, de contas ativas e inativas, acumulado do fundo anualmente. O recebimento vai acontecer sempre no mês correspondente ao aniversário do titular. Mas, é um sistema opcional e o prazo para adesão está chegando ao fim.
Os interessados devem ficar atentos ao prazo de adesão da nova modalidade. Quem optar por receber parte do fundo todos os anos, deve notificar a Caixa Econômica Federal até o dia 31 de dezembro de 2019.
Para isto, a Caixa Econômica adotou diferentes métodos. Como declarar interesse via internet, através do APP FGTS, ou presencialmente na própria agência.
Leia mais: Fim do calendário do saque imediato FGTS: ainda é possível sacar?
Com a nova retirada, o trabalhador que optar pelo saque-aniversário do FGTS continuará a ter direito à multa de 40% do saldo do fundo em caso de demissão, mas perderá o direito ao saque-rescisão.
O valor percentual a ser retirado corresponde aos valores em conta. Quanto menos dinheiro na conta do FGTS, maior o percentual do saque, que pode variar de 5% até 50% do saldo.
A nova medida não tem relação com o saque imediato de até R$500, já liberado pelo Governo Federal. O total a ser recebido pode ser simulado através do aplicativo e site do órgão.
A modalidade não é obrigatória. Os interessados neste novo método poderão sacar da sua conta do FGTS um valor definido pela Caixa. A data de recebimento poderá ser no 1º dia ou no 10º dia do mês de seu aniversário.
As alterações mediante a adesão do saque mantém as movimentações da conta para compra de casa própria, doenças graves, aposentadorias e outros.
Calendário saque aniversário FGTS
Para o primeiro ano, os saques vão obedecer o seguinte calendário, considerando o mês de nascimento do trabalhador.
- Janeiro e fevereiro: Abril a junho de 2020;
- Março e abril: Maio a julho de 2020;
- Maio e junho: Junho a agosto de 2020;
- Julho: Julho a setembro de 2020;
- Agosto: Agosto a outubro de 2020;
- Setembro: Setembro a novembro de 2020;
- Outubro: Outubro a dezembro de 2020;
- Novembro: Novembro de 2020 a janeiro de 2021;
- Dezembro: Dezembro de 2020 a fevereiro de 2021.