Despesas do governo com Bolsa Família e INSS são liberadas em portal

A Controladoria-Geral da União (CGU) está com dois novos painéis de informações relacionados as despesas geradas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e pelo Bolsa Família. A partir de agora, quem desejar conferir os gastos públicos direcionados para o programa terá acesso a toda entrada e saída financeira.

Despesas do governo com Bolsa Família e INSS são liberadas em portal
Despesas do governo com Bolsa Família e INSS são liberadas em portal

Na página do INSS há dois tipos de consulta: o primeiro sobre pagamentos e o segundo sobre a concessão de benefícios. Nelas é possível se informar sobre os valores das aposentadorias, pensões, benefícios por incapacidade, auxílio maternidade, auxílio reclusão e mais.

Além disso, o portal libera também quantidade de benefícios assistenciais relacionados ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), nas modalidades idosas e pessoa com deficiência.

Leia também: Mudanças no Bolsa Família serão analisadas por comissão

Segundo os gestores, o objetivo da medida é proporcionar transparência e permitir que institutos de pesquisa possam consultar os valores ofertados no INSS.

Ao visitar o portal, é possível saber exatamente a quantidade de benefícios pagos e ter acesso as informações financeiras previstas para os próximos 12 meses.

Para facilitar a busca, foram criados filtros a partir da modalidade de cada benefício, sendo eles: previdenciários (aposentadoria, pensão, auxílio maternidade), por clientela (rural ou urbana), por tipo de concessão (administrativa ou judicial), por região (Unidade da Federação, Superintendência Regional do INSS, Gerência-Executiva ou Agência da Previdência Social) e por período (a partir de janeiro de 2016).

Bolsa Família

No segundo painel, estão presentes todos os gastos destinados ao programa social. Lá os dados são relacionados aos valores das bolsas, pagamentos realizados, dinheiro investido e mais.

Os pesquisadores e curiosos poderão consultar por meio dos seguintes filtros: faixa de renda per capita da família do beneficiário, tempo desde a última atualização cadastral, situação do cadastro da família, quantidade de membros no grupo familiar.

Constarão também os valores pagos mensalmente, quantidade de cadastrados, quanto cada um recebe, percentual da população beneficiada, gasto nacional do projeto e mais.

O portal é responsável por divulgar todos os valores retirados dos cofres públicos. Fundos de campanhas eleitorais, pagamentos de salários dos servidores, dinheiros destinados a projetos e medidas provisórias, entre outros, são informados para a população.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.