Pedido auxílio doença: veja como solicitar on-line

O auxílio-doença é um benefício concedido pelo INSS para aqueles trabalhadores que estão debilitados a nível de não conseguirem exercer suas atividades trabalhistas. Seja por questões de saúde ou acidentes, para ter acesso é preciso comprovar o quadro medico por meio de uma perícia realizada pelo próprio instituto.

Pedido auxílio doença: veja como solicitar on-line
Pedido auxílio doença: veja como solicitar on-line

Seu valor varia de acordo com a condição e integridade física de cada trabalhador. No caso de acidentes, por exemplo, o pagamento tende a ser mais curto sendo realizando apenas durante o período em que não pode ir ao trabalho.

Leia também: Anunciadas novidades para prova de vida do INSS em 2020

Já em questões de doenças graves, onde há tratamentos e demais protocolos, o valor é liberado de acordo com o acompanhamento médico até que o assegurado esteja em plenas condições de retorno.

Requisitos para pedir auxílio doença

Para ter acesso ao auxílio doença é preciso estar registrado no INSS a pelo menos 12 meses e ter efetuado todas as contribuições ao longo desse período.

No caso de acidentes profissionais ou de outras naturezas, há a possibilidade de reaver o período de carência, a depender do estado de saúde do trabalhador.

É necessário também ter a qualidade de segurado. Aqueles que não têm precisam solicitar e terão que cumprir uma carência de 6 meses a partir da nova filiação à Previdência Social.

Outra exigência é a comprovação por meio da perícia média. O agendamento da mesma pode ser realizado no portal do INSS.

Para aqueles ligados a empresas, também se exige um afastamento do serviço por mais de 15 dias (corridos ou intercalados dentro do prazo de 60 dias se pela mesma doença).

Como solicitar o benefício

  • É preciso entrar no site do Meu INSS
  • Ao fazer login do sistema, selecione a opção “Agende sua Perícia”, localizada no menu lateral esquerdo.
  • Clique em “Agendar Novo” – para primeiro pedido ou em “Agendar Prorrogação” para prorrogar o benefício.
  • Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”

A perícia médica exige um prazo. É preciso que ela seja realizada dentro dos dias estipulados no agendamento. Caso o trabalhador falte, precisará justificar e a partir da terceira tentativa ficará impossibilitado temporariamente de agendar uma nova consulta.

Em caso de doenças mais graves, há a possibilidade do atendimento médico domiciliar ou hospitalar.

No portal do Meu INSS, ao se direcionar a opção “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”, o assegurado poderá conferir seus agendamentos.

Documentação necessária para o auxílio doença:

  • Documento de identificação oficial com foto;
  • Número do CPF;
  • Carteira de trabalho, carnês de contribuição e outros documentos que comprovem pagamento ao INSS;
  • Documentos médicos decorrentes de seu tratamento, como atestados, exames, relatórios, etc, para serem analisados no dia da perícia médica do INSS (não é obrigatório);
  • Para o empregado: declaração assinada pelo empregador, informando a data do último dia trabalhado (se precisar, imprima o requerimento);
  • Comunicação de acidente de trabalho (CAT), se for o caso;
  • Para o segurado especial (trabalhador rural, lavrador, pescador): documentos que comprovem esta situação, como contratos de arrendamento, entre outros.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.