Os contribuintes brasileiros que ainda não quitaram a sua dívida do IPVA 2019, podem realizar o pagamento do imposto desse ano. Emitindo por meio do site do Detran do seu estado a guia para regularizar os débitos em atraso.
O IPVA é um imposto estadual e o valor que será pago pelo contribuinte varia conforme o Estado em que está registrado.
O dinheiro arrecadado com esses impostos é utilizado para financiar os serviços públicos como saúde, educação e transporte do estado e do municípios que o automóvel foi emplacado.
Leia mais: Isenção IPVA do Maranhão: entenda quem recebe o benefício
Para calcular a quantia do imposto os governos estaduais utilizam como base o valor atribuído pela tabela FIPE, que define o preço de mercado do veículo por meio do modelo, marca e ano do automóvel.
Por conta dos inúmeros contribuintes inadimplentes, os estados brasileiros estendem o prazo para que os motoristas realizem a quitação dessa dívida.
Os proprietários que não quitaram o débito devem ficar cientes de que quando forem realizar o pagamento serão cobrados juros e multas pelo atraso.
Para emitir um boleto com essas correções, é necessário que os contribuintes entrem no site da Secretaria da Fazenda do seu Estado (Sefaz).
Alguns locais até oferecem aos seus contribuintes a opção de parcelamento da dívida que está ativa. Porém o motorista deve fechar um acordo com a Sefaz e seguir as ordens para quitar os carnês.
Vale lembrar que os transportes que circularam pelas vias do país tendo o IPVA 2019 vencido, receberão multa tanto no RENAVAM como na habilitação do proprietário. De grau gravíssimo.
Em blitz policial para averiguação dos documentos, o veículo pode ser apreendido caso seja encontrados atrasos. Já que sem o imposto pago, o certificado de licença daquele ano não é emitido.
Caso o contribuinte não realize a quitação da dívida após a negociação, o seu nome volta a ser inscrito em dívida ativa.
A partir de janeiro de 2020 um novo tributo entra em vigência, acumular mais de um imposto, além de ser prejudicial para saúde financeira, ainda impede o automóvel de transitar legalmente.
Embora a Sefaz seja a responsável pelo IPVA, o Detran também permite que seja emitido o boleto para pagamento do tributo em seu site.