Janeiro está chegando e com ele a cobrança do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O tributo é anual e destinado a todos os brasileiros proprietários de automóveis. Para poder efetuar o pagamento é preciso ter acesso ao boleto IPVA 2020, enviado a partir do mês de janeiro pelos Correios ou emitido online no portal do Detran.
A emissão digital é uma forma mais rápida e prática para os motoristas que desejarem quitar as parcelas sem esperar pelo serviço de correspondência. Sua realização acontece por meio do site oficial do Detran de cada estado.
Leia também: Calendário IPVA São Paulo 2020: acompanhe as datas
É importante lembrar que os valores, alíquotas e quaisquer serviços de cobrança do imposto funcionam separadamente em cada região. Então é preciso que o motorista se direcione ao órgão específico do seu estado para poder encerrar a dívida.
Como emitir o boleto IPVA 2020 online?
O contribuinte deve acessar o portal do Detran de sua cidade e se direcionar até a parte de tributos e pagamentos. Nela é preciso fornecer o número da placa do veículo e também do Renavam.
Na sequência, solicite a emissão de uma nova guia de pagamento, escolha a quantidade das parcelas e selecione a opção para emissão. Pronto, após gerar o boleto basta ir até uma instituição financeira ou pagar pelo aplicativo de seu banco.
Confira um exemplo no site do Detran do Paraná:
Acesse o site http://www.detran.pr.gov.br/
- Selecione aba veículo – localizada na parte superior do menu. Depois aperte em “Guias para pagamento e certidões”;
- Direcione-se até a função “Emitir guia de pagamento do IPVA”;
- Selecione a opção “Emitir”;
Por fim, informe o número do RENAVAM e a data do boleto que deseja quitar.
Basta selecionar “Consultar” e o documento será disponibilizado imediatamente.
Atenção para o vencimento do boleto IPVA 2020
O pagamento deve ser realizado dentro do prazo estipulado por cada governo estadual e em caso de atraso poderá resultar em multas e juros.
Além disso, o motorista que não prestar conta do tributo não poderá atualizar a documentação do carro, ficando impossibilitado de circular com o mesmo em todo o território nacional. Por fim, há também a chance de ser teu nome na dívida ativa do governo federal.