Calendário IPVA São Paulo 2020: acompanhe as datas

Os motoristas paulistas já podem se organizar financeiramente, pois o calendário do IPVA São Paulo 2020, referente ao pagamento, foi liberado. A primeira parcela deve ser quitada até o dia 9 de janeiro e vai variar de acordo com a numeração do carro. Os carnês de cobrança serão divulgados em breve e devem ser retirados no site do Detran-SP.

Calendário IPVA São Paulo 2020: acompanhe as datas
Calendário IPVA São Paulo 2020: acompanhe as datas

Segundo a Secretaria da Fazenda do estado, esse ano os paulistanos contarão com uma queda de 3,54% em comparação ao ano passado. A diminuição está associada ao valor venal dos veículos que estão sendo reduzidos.

O cálculo final do tributo leva em conta a porcentagem das alíquotas multiplicada pela tabela da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), responsável pelo levantamento de preço de todos os automóveis em circulação no país.

Leia mais: Valor do IPVA São Paulo 2020 surpreende em questão de alcance

A partir da próxima semana, os motoristas que quiserem conferir a tabela poderão ter acesso por meio do site do Detran.

Valor das alíquotas

Apesar o reajuste no total do tributo, as alíquotas permanecerão iguais as desse ano. Confira:

  • Veículos movidos a gasolina e o bicombustível recolherão 4%;
  • Já os automoveis que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás, ainda que combinados entre si, têm alíquota de 3%;
  • As picapes cabine dupla pagam 4%;
  • Os utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares recolhem 2%;
  • Os caminhões pagam 1,5%.

Isso significa que para um veículo movido a gasolina, como a maioria dos carros de passeio, e avaliado na tabela Fipe por R$30.000, por exemplo, vai custar no IPVA São Paulo 2020 R$1.200.

Normas de pagamento

Os motoristas poderão quitar o imposto por meio da parcela única que contará com 3% de desconto. Já quem desejar pagar apenas em fevereiro, poderá encerrar a dívida de uma vez, entretanto não terá baixa no valor. Por fim, será possível parcelar também em até três vezes, com o último boleto previsto para março.

Calendário IPVA São Paulo 2020

Mês Janeiro Fevereiro Março
Parcela Primeira parcela ou cota única com desconto Segunda parcela ou cota única sem desconto Terceira parcela
Placa Dia de vencimento Dia de vencimento Dia do vencimento
Final 1 9 de janeiro 11 de fevereiro 11 de março
Final2 10 de janeiro 12 de fevereiro 12 de março
Final 3 13 de janeiro 13 de fevereiro 13 de março
Final 4 14 de janeiro 14 de fevereiro 16 de março
Final 5 15 de janeiro 17 de fevereiro 17 de março
Final 6 16 de janeiro 18 de fevereiro 18 de março
Final 7 17 de janeiro 19 de fevereiro 19 de março
Final 8 20 de janeiro 20 de fevereiro 20 de março
Final 9 21 de janeiro 21 de fevereiro 21 de março
Final 0 22 de janeiro 24 de fevereiro 24 de março

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.