Detran Pernambuco lança campanha sobre direção

O Detran Pernambuco, lançou uma campanha sobre a direção para que os motoristas tomem mais consciência de seu comportamento no trânsito. A ideia é que o número de mortes e acidentes diminua por cautela dos motoristas. 

Detran Pernambuco lança campanha sobre direção
Detran Pernambuco lança campanha sobre direção

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana. Já outras pesquisas revelam que 5% da população tem um comportamento agressivo no trânsito.

Após anos de estudo para entender as estatísticas, o Detran Pernambuco decidiu criar ações para alertar os condutores sobre como evitar conflitos no trânsito.

Leia também: Devedores do IPVA de Pernambuco podem receber 70% de descontos nos débitos

O projeto recebe o nome de “Segundo que Salvam Vidas” e está sendo desenvolvido pelas Diretorias de Fiscalização, Operação e de Atendimento.

A ação consiste na circulação de agentes de trânsito e psicólogos que realizam a distribuição de panfletos para trazer dicas aos condutores. Abordando sobre acidentes, discussões e outras. 

A última ação foi realizada no final de semana, na avenida Boa Viagem localizada na Zona Sul do Recife.

Nela havia o Detran Itinerante, um caminhão que disponibiliza alguns serviços aos usuários como emissão da Nada Consta; Renovação e 2ª via da CNH; Captura de Imagem; emissão de taxas, multas e agendamento de serviço.

Em entrevista ao jornal Folha Pernambuco, a gerente psicomédica do Detran-PE, Juliana Guimarães, que também é presidente da Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego de Pernambuco (ABRAPSIT-PE), explicou o objetivo da ação.

“A operação visa conscientizar as pessoas que saúde mental é fundamental no ato de conduzir um veículo”, disse.

O Gerente de Fiscalização e Planejamento, Paulo Paz, conta que com as festas de final de ano esses números aumentam cada vez mais. Além disso, Paz falou ainda sobre as questões de segurança que precisam ser respeitadas.

“Dirigir é um exercício diário de respeito ao próximo. Temos que ter consciência da importância de manter a distância adequada entre os veículos, fazer manutenção nos automóveis. Essas são características de um bom condutor, mas a característica principal é o respeito”, disse.

Juliana defende que é necessário fazer planos de ações para previnir esse tipo de comportamento, por parte dos motoristas.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Detran Pernambuco lança campanha sobre direção

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA