Consultar valor do IPVA 2020: como fazer?

Para poder aproveitar melhor o final do ano e organizar as suas finanças para o próximo, alguns brasileiros já começam a realizar a consulta de um dos impostos fixos do próximo ano, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Veja como consultar valor do IPVA 2020 no seu estado. 

Consultar valor do IPVA: como fazer?
Consultar valor do IPVA: como fazer?

O IPVA é um imposto estadual cobrado anualmente sempre no início do ano. O valor que será desembolsado pelo proprietário do veículo varia conforme o Estado em que está registrado. 

A taxa do imposto é definida de acordo com tabela Fipe, que aponta o valor do veículo por algumas características como marca, modelo e ano.

Leia também: Mensagem fake do IPVA 2020 relacionada a Bolsonaro viraliza

O calendário para o pagamento, normalmente, leva em consideração o final da placa do automóvel.

A quantia arrecadada com o pagamento do imposto é dividida entre o município em que o carro está registrado e o estado. E serve para financiar os serviços públicos como saúde, educação e transporte. 

Consultar valor do IPVA 2020

Para consultar o valor do IPVA 2020, o proprietário precisa entrar no site da Secretaria da Fazenda de estado. Veja o exemplo do passo a passo usando com modelo a região de São Paulo. 

  • Ao entrar no site é preciso que o motorista procure a aba IPVA, presente no menu de serviços. Logo depois ele será redirecionado para outra página;

 

  • O próximo passo é selecionar “Consultar débitos”, ou abas com expressões similares;
  • Nesta página é preciso informar o Renavam, a placa do carro e realizar a comprovação de não ser um robô. Em seguida, clicar em “Consultar”.

Ao informar esses dados o contribuinte será redirecionado para a página em ficará disponível o valor do imposto para aquele ano, e a opção de impressão do boleto para pagamento.

O sistema também contabiliza, além da consulta do valor IPVA 2020, os débitos inscritos em dívida ativa, as taxas e as multas que devem ser pagas.

Os proprietários de veículos que não realizarem o pagamento do IPVA devem saber que quando forem realizar a quitação serão cobrados juros e multas pelo atraso.

Além disso, o não pagamento desse imposto impede a liberação do licenciamento do veículo, que é imprescindível para que esse possa circular pelo país.

O IPVA atrasado também é considerado como infração gravíssima, que pode gerar uma multa ao proprietário e em alguns casos o veículo pode ser apreendido.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!