IPTU Ribeirão Preto 2020: veja como ter descontos no pagamento

Atenção moradores de Ribeirão Preto, em São Paulo. A prefeitura municipal divulgou que aqueles que pagarem o Imposto Predial e Territorial Urbano, IPTU Ribeirão Preto de 2020 até o dia 13 de janeiro terão um desconto de 10%.

IPTU Ribeirão Preto 2020: veja como ter descontos no pagamento
IPTU Ribeirão Preto 2020: veja como ter descontos no pagamento

Os carnês de pagamento começaram a ser enviados a partir do dia 18 deste mês e as parcelas devem começar a ser quitadas em janeiro.

Quem optar pelo valor único e à vista vai ter uma isenção de 10% no total do tributo. Já quem desejar parcelar, poderá fazer isso em até 12 vezes, mas não será beneficiado com o desconto.

Acesse também: IPTU e IPVA 2020: quando vale a pena antecipar pagamento?

Segundo o poder público municipal, esse ano o tributo contará com um reajuste de 2,55%, tendo como base os percentuais estabelecidos em lei, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado de novembro de 2018 a outubro de 2019.

As parcelas serão vencidas entre os dias 11 e 15 de cada mês e devem ser quitadas em qualquer agência bancária, casa lotérica, aplicativo de banco ou local credenciado.

Segunda via do boleto IPTU Ribeirão Preto 2020

Quem perder a primeira guia de pagamento pode emitir uma segunda gratuitamente por meio do site da prefeitura. Basta acessar a função impostos e ao informar a numeração do imóvel (presente em boletos anteriores) terá acesso a uma nova emissão.

É importante lembrar que atrasos nos pagamentos poderão levar o nome dos proprietários para a dívida nacional.

Valores e descontos

O cálculo do IPTU é feito de acordo com o valor de venda do imóvel e também de seu tamanho e localização. Quanto melhor avaliado, maior será a cobrança do imposto.

Em caso de bens alugados, os proprietários podem negociar com os locatários, por meio do contrato, o pagamento. Se acatar, o locatário deverá pagar as 12 parcelas do tributo ao longo do ano. Entretanto os boletos estarão no nome do dono do imóvel.

Para reaver o valor do imposto, os interessados precisam procurar a assistência especializada na prefeitura. Informar o número de inscrição da propriedade e pedir análise do que foi cobrado.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.